CNA debate Pagamento por Serviço Ambiental
Assunto foi tema do seminário A Agronomia do Século XXI e a Formação Profissional da Realidade Brasileira
Brasília (12/11/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta segunda (12) do seminário A Agronomia do Século XXI e a Formação Profissional da Realidade Brasileira.
O assessor técnico da Comissão Nacional de Meio Ambiente da CNA, João Carlos de Petribu de Carli, falou sobre o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e as ações que o Sistema CNA está fazendo para desenvolver um programa que promova o PSA no setor agropecuário.
O assunto foi tema do Agro em Questão, realizado pela CNA em agosto, que reuniu especialistas, produtores e acadêmicos na sede da Confederação, em Brasília.
“Estamos começando a mostrar para a sociedade que os serviços prestados pelo produtor rural são importantes para a conservação do meio ambiente. Afinal, não é apenas deixar a vegetação em pé, o produtor investe em tecnologias para manutenção da qualidade do solo e da água, por exemplo”, afirmou De Carli.
O técnico ressaltou que atualmente só existe pagamento por serviço ambiental no setor de recursos hídricos, mas que a intenção tanto da CNA quanto de entidades envolvidas é que o País tenha uma legislação voltada para esse tipo de pagamento.
“Temos que fazer nossa metodologia porque temos uma realidade e uma legislação ambiental diferentes de outros países. Porém, é preciso fazer isso pensando na segurança jurídica do produtor rural.”
Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte