CNA debate temas ambientais e desafios tecnológicos no 62º Encontro Ruralista

Evento promovido pela Faepa foi realizado na terça e quarta (4), em Belém (PA)
Brasília (04/12/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil participou, na quarta (4), em Belém (PA), do 62º Encontro Ruralista para tratar de temas ambientais, desafios tecnológicos para o agro e posicionamento da CNA para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que acontece na capital paraense em 2025.
O evento é promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), em Belém (PA) e conta com a participação do Sistema CNA/Senar.
O presidente da Comissão Nacional de Meio Ambiente e da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte, Muni Lourenço, falou sobre a participação do agro brasileiro na COP 29, no Azerbaijão, e as expectativas em relação à COP 30 em 2025.

Segundo ele, o evento será uma oportunidade de mostrar ao mundo a sustentabilidade do agro brasileiro, já que Belém será a sede da Conferência. “O setor terá papel fundamental nas metas climáticas e tem participado ativamente dessa agenda”.
Lourenço também destacou o compromisso do Brasil com a redução das emissões de gases de efeito estufa, garantindo a eficiência produtiva do agro, baseada em inovação, ciência, tecnologia, preservação ambiental e sustentabilidade.

O assessor técnico da CNA, José Henrique Pereira, abordou a atuação da CNA em questões ambientais, com uma palestra sobre as medidas políticas e jurídicas para equacionar as restrições decorrentes de embargos ambientais e desmatamentos na região Norte.
No período da tarde, o diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira, falou sobre os desafios tecnológicos do agro, e sobre os programas do Instituto ligados à inovação e busca de soluções tecnológicas para os produtores.

“Muitas propriedades rurais no Brasil possuem desafios ligados à eficiência operacional e à baixa produtividade. Identificar e validar tecnologias voltadas às pequenas e médias propriedades é um dos grandes objetivos do Instituto CNA”, destacou Ferreira.