CNA discute orçamento público para o agro em 2020
Recursos previstos pelo Governo superam R$ 33 bilhões
Assessores da SUT participaram do evento
Brasília (31/01/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realização uma reunião sobre o orçamento federal previsto para o agronegócio em 2020 na sexta (31), em Brasília.
O consultor Gil Castello Branco fez uma palestra para assessores da Superintendência Técnica da CNA. O objetivo do encontro foi apresentar um levantamento de todos os recursos destinados ao setor e mostrar como eles estão distribuídos entre os órgãos e ministérios, entre outros pontos.
“Com essa fotografia e a comparação do que foi utilizado no ano passado poderemos acompanhar quando acontecer algum corte, quais áreas estão sendo mais afetadas e também antever ações para sensibilizar o governo evitando prejuízos para o produtor rural”, disse o assessor técnico do Núcleo Econômico da CNA, Paulo Camuri.
O orçamento global do agronegócio projetado para 2020 será de, aproximadamente, R$ 33,2 bilhões, somando a verba que já está alocada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com os encargos financeiros dirigidos ao agronegócio e operações de crédito.
Segundo Paulo Camuri, o valor previsto está dentro das expectativas do setor e, se não houver contingenciamentos ao longo do ano, as ações programadas serão desenvolvidas de maneira satisfatória.
Outro assunto debatido durante a reunião foram duas Propostas de Emenda à Constituição (PECs) que podem afetar o agronegócio: a PEC Emergencial (186) e a PEC dos Fundos (187). Ambas deverão ser analisadas pelo Congresso Nacional este ano.
“O agronegócio tem que estar no orçamento, porque se não estiver, não está nas políticas públicas. Então é preciso que a gente acompanhe muito o orçamento, sobretudo numa época de crise fiscal tão intensa, porque cada um dos setores está procurando preservar a sua área ali”, afirmou Gil Castello Branco.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte