CNA diz que ampliação do prazo para regularizar imóveis rurais em faixa de fronteira dá segurança jurídica ao produtor
Lei foi publicada no Diário Oficial da União na segunda (16)
Brasília (15/09/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou que a prorrogação do prazo para regularização de títulos de imóveis rurais situados em regiões de faixa de fronteira garante segurança jurídica aos produtores rurais. A decisão está na Lei 15.206/2025, publicada na segunda (16), no Diário Oficial da União (DOU).
O texto amplia em cinco anos, de 2025 para 2030, o prazo para a regularização destas propriedades. Esta nova lei altera uma legislação de 2015, que estipulava o prazo final de ratificação para outubro deste ano, o que vinha preocupando o setor.
Segundo o presidente da Comissão Nacional de Assuntos Fundiários da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), Marcelo Bertoni, “é uma conquista muito importante para o produtor rural, que não estava conseguindo fazer essas ratificações e agora ganhou mais cinco anos”.
Abrangência - Bertoni explica que a lei publicada amplia o prazo para ratificação dos títulos antigos em regiões estratégicas para a produção agropecuária. A ratificação destes títulos envolve 11 Estados e uma área equivalente a 16,6% do território nacional em imóveis localizados até 150 km da fronteira com outros países.
O presidente da Comissão destaca que a CNA e as federações estaduais de agricultura e pecuária envolvidas com este tema atuaram junto com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para defender a aprovação da proposta no Legislativo.
“Essa lei é fruto do diálogo permanente e do esforço conjunto para defender os direitos de quem investiu e ajudou a desenvolver o agro nessas regiões, gerando renda e emprego”, disse Bertoni.
A regularização do registro imobiliário, além de dar segurança jurídica ao produtor rural, vai possibilitar também o acesso a crédito, seguro rural e financiamentos, além de permitir a participação em programas de incentivo à produção agropecuária.
Lei - A lei é originária do Projeto de Lei nº 1.532/2025, de autoria do senador Nelsinho Trad (PSD/MS). A proposta foi aprovada recentemente pela Câmara, sob a relatoria do deputado Rodolfo Nogueira (PL/MS).
Na avaliação de Bertoni, o próximo passo é aprovar o Projeto de Lei 4497/2024, que será debatido em audiência pública no Senado, na quarta (17), que definirá os ritos para a ratificação de títulos em faixa de fronteira.