CNA e Cepea discutem indicadores regionais de preços para o feijão

Paraná foi o primeiro estado visitado para levantamento de informações
Brasília (26/04/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) fizeram nesta semana uma série de reuniões no Paraná para levantar informações com o objetivo de construir indicadores regionais de preços do feijão.
A iniciativa faz parte de um projeto das duas entidades e o Paraná, principal produtor nacional do grão, foi o primeiro estado a ter este indicador. Neste contexto, para buscar dados sobre a produção, a ideia é fazer o acompanhamento da cultura com apoio das federações e sindicatos rurais.

“Queremos construir indicadores de preços regionais fazendo levantamentos in loco. Paraná será o projeto piloto, mas queremos levar essa proposta a outros estados”, explica o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Tiago Pereira.
Nesta semana, houve encontros nos Sindicatos Rurais de Castro, Ponta Grossa, Guarapuava, Pato Branco, Clevelândia, Mangueirinha e Prudentópolis, de segunda (22) a sexta (26).