CNA e Cepea levantam custos de produção da pecuária de corte no Pará
Produtores rurais do município de Santana do Araguaia participaram do painel
Brasília (24/06/2019) – Técnicos do Projeto Campo Futuro estiveram na segunda (24) no município de Santana do Araguaia, no Pará, para levantar os custos de produção da bovinocultura de corte da região.
A iniciativa contou com a participação de produtores rurais, de representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).
De acordo com o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen, os resultados do painel mostraram que as duas principais atividades da região são de cria e de cria, recria e engorda.
“Na propriedade de cria, observamos uma área de pastagem de 75 hectares, com mão de obra familiar. O produtor executa a pecuária tradicional, mais extensiva. A taxa média de nascimento dos animais é de 66%, podendo ser melhorada com otimizações do sistema de produção, orientado por assistência técnica qualificada”.
Segundo Ricardo, a área da propriedade modal de cria, recria e engorda é de 4 mil hectares, sendo 2 mil de pastagem e 1 mil de lavoura de soja, com produtividade média de 55 sacas por hectare plantado.
“O pecuarista dessa propriedade é mais tecnificado, possui em média 1.600 matrizes, com taxa de nascimento de bezerros próxima a 80%. A lotação é de 1,5 UA (unidade animal) por hectare, valor acima da média brasileira”.
Nos períodos em que não há lavoura plantada, os produtores compram bezerros, engordam e confinam para aumentar a lucratividade do negócio. “Eles trabalham com material genético, fazem controle de suplementação, manejo e pastagem. Estão atentos ao mercado para ampliar as margens e obter lucro com a atividade pecuária”.
Para o produtor rural e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santana do Araguaia, André Felipe Klein, a coleta de dados foi importante para mostrar ao produtor como analisar e mensurar os custos da atividade pecuária.
O Projeto Campo Futuro alia a capacitação do produtor rural à geração de informação para a administração de custos, de riscos de preços e gerenciamento da produção.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil