CNA e Faec solicitam oferta de milho para o Nordeste
Região tem encontrado dificuldades no abastecimento do insumo para a pecuária
Flávio Saboya (de costas), Guilherme Bastos (centro) e Bruno Cordeiro (direita)
Brasília (12/03/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) agilidade na oferta dos estoques públicos de milho para pequenos pecuaristas do Nordeste por meio do Programa de Vendas em Balcão (ProVB).
O tema foi tratado em reunião, na quarta (11), em Brasília, entre o vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, e o presidente da Conab, Guilherme Bastos. No encontro, Saboya relatou o desabastecimento do insumo na região.
Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte são estados que dependem do ProVB para que os pequenos e médios pecuaristas nordestinos possam alimentar seus rebanhos. “Além disso, o preço do milho está aumentando muito, tornando-se quase inacessível para os produtores”, disse.
O presidente da Conab e o diretor de Operações e Abastecimento da companhia, Bruno Cordeiro, disseram que, no caso do Ceará, os grãos devem chegar ao estado no começo de abril.
O Programa de Vendas em Balcão (ProVB) tem o objetivo de viabilizar o acesso de criadores de pequeno porte e micro agroindústrias aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Conab por meio de vendas diretas, a preços com deságio, compatíveis com os praticados em pregões públicos ou com os dos mercados atacadistas locais.
A assessora técnica do núcleo econômico da CNA, Carolina Nakamura, também participou da reunião.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte