CNA e Federações debatem padrão oficial de classificação da soja brasileira
Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas se reuniu na segunda (30)
Brasília (30/10/2023) – A Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) debateu, na segunda (30), o padrão oficial de classificação da soja brasileira, que define requisitos de identidade e qualidade, a amostragem, o modo de apresentação e a marcação ou rotulagem do grão.
De acordo com o presidente da comissão, Ricardo Arioli, a CNA vem acompanhando as discussões sobre o tema desde 2020, defendendo que o Regulamento Técnico da Soja considere os principais pleitos do setor, no que diz respeito ao teor de umidade do grão e maior clareza nas definições de defeitos.
“O Brasil é referência em qualidade de soja, mas precisamos avançar em relação à comercialização e redução da subjetividade na classificação”, disse Arioli.
A comissão também discutiu sobre a consulta pública, prevista pela Portaria nº 902 , que institui o Programa Nacional de Prevenção e Controle da praga quarentenária Amaranthus palmeri, também conhecido como caruru palmeri. A praga é uma planta daninha de difícil controle em função da resistência adquirida a herbicidas de diferentes mecanismos de ação.
Outra consulta pública debatida na reunião trata da reavaliação ambiental do ingrediente ativo tiametoxam para insetos polinizadores. A CNA vai enviar ao Ibama uma nota técnica destacando os impactos de eventual suspensão do ingrediente a produção agrícola, bem como potenciais impactos à sociedade.
“O tiametoxam está presente na formulação de dezenas de produtos registrados e recomendados para diversas culturas e as orientações de uso são pautadas na eficiência agronômica e na segurança do uso, para a saúde humana e para o meio ambiente”, afirmou o assessor técnico da CNA, Tiago Pereira.
Ainda na reunião, foi apresentada a estruturação de um Fundo de Investimento nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro) da Kepler Weber e o BTG Pactual, em parceria com o BNDES, com capital integral de R$ 300 milhões. Os Fiagros são fundos de investimento negociados em Bolsa destinados a investidores que desejam diversificar sua carteira no setor agropecuário.
Outros assuntos foram abordados no encontro, como a campanha de controle da cigarrinha do milho, a proposta de um Workshop Nacional do Trigo e os benefícios de silo bolsa para monitorar a qualidade dos grãos armazenados.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte