ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA e federações do Norte se reúnem com presidente da FPA
Whats App Image 2024 11 28 at 11 57 26

Objetivo do encontro foi apresentar as demandas prioritárias da região

28 de novembro 2024
Por CNA

Brasília (28/11/2024) – A CNA e as federações de agricultura e pecuária do Norte do país apresentaram ao presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP/PR), as principais demandas dos produtores rurais da região.

O tema foi tratado em reunião na noite de quarta (27), na Câmara. O objetivo do encontro foi solicitar o apoio para a aprovação das propostas que tramitam no Congresso Nacional.

A lista de prioridades inclui, principalmente, propostas para as pautas fundiária, ambiental e de desenvolvimento regional. O presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da CNA e da Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea), Muni Lourenço, explicou que este é um dos principais desafios do setor para garantir segurança jurídica no campo.

“O setor agropecuário tem muitos entraves e precisa de políticas que promovam a celeridade na regularização fundiária e ambiental, para que os produtores na Amazônia possam ter acesso ao crédito e promover o desenvolvimento regional de forma sustentável, fazendo aquilo que ele faz de melhor: produzir e preservar o meio ambiente”, ressaltou Lourenço.

Imagem

No encontro, foram apresentados ao presidente da FPA dados sobre a produção agropecuária na região que reforçam a importância da atividade e a necessidade de medidas que deem competitividade aos produtores rurais. A relação de propostas defendidas pela CNA e pelas federações também inclui temas de infraestrutura e crédito rural.

O senador Jaime Bagattoli (PL/RO) também participou do encontro. Estiveram presentes os presidentes das Federações de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez; Rondônia (Faperon), Hélio Dias; Tocantins (Faet), Paulo Carneiro; a assessora técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Eliana Zacca, e técnicos da CNA.