Notícias
CNA, Faemg e sindicatos rurais entregam certificados do CAR em quatro municípios de MG
264 produtores fizeram retificação do Cadastro Ambiental Rural com apoio do projeto RetifiCAR
Brasília (18/12/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) em parceria com quatro sindicatos rurais entregam, na segunda (18) e na terça (19), os certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) para os produtores que fizeram a retificação por meio do projeto RetifiCAR.
Claudia Mendes, assessora técnica da Coordenação de Sustentabilidade da CNA, afirmou que o evento vai entregar o recibo do CAR para 264 produtores que fizeram a retificação nos quatro municípios atendidos no estado: Presidente Olegário, Lagoa Grande, Lagamar e Vazante.
“Também faremos um novo mutirão para atendimentos e palestras para que os produtores entendam os próximos passos, porque o CAR é apenas o começo.”
Uma das palestras é do Instituto Federal de Florestas (IEF) que vai apresentar o “Pra Produzir Sustentável”, política de regularização ambiental criada pelo estado de Minas Gerais com base no PraValer, iniciativa da CNA, Embrapa, Serviço Florestal Brasileiro e Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ) para viabilizar a regularização ambiental produtiva de propriedades rurais.
A Faemg apresentou o programa Agro + Verde, que fornece insumos para os produtores pecuaristas para recuperação de pastagens degradadas e vegetação nativa como sementes, mudas, calcário e apoio técnico visando tornar a propriedade mais sustentável e rentável para o produtor.
O RetifiCAR foi criado para fortalecer sindicatos rurais e apoiar produtores na retificação do CAR, visando a regularização ambiental da propriedade de acordo com o Código Florestal (Lei 12.651/2012).
Os sindicatos rurais receberam, durante três meses em sistema de rodízio, uma equipe de consultores contratos pela CNA para capacitar os profissionais locais, analisar as notificações enviadas pelo órgão ambiental estadual e realizar as retificações do CAR junto com os produtores rurais.
Mais de 900 produtores já foram atendidos em Minas Gerais e em Rondônia nos municípios de Rolin de Moura, Castanheiras e Novo Horizonte do Oeste. O Nordeste é a próxima região do país a receber o projeto em 2024, começando pelo estado do Ceará.