CNA, Faerr e governo estadual lançam projeto de regularização ambiental em Roraima
Assinatura da parceria ocorreu na abertura do Amazontech, em Boa Vista
Brasília (05/09/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado Roraima (Faerr) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) assinaram, na quinta (4), o acordo de cooperação técnica para levar o projeto RetifiCAR aos produtores do estado.
A assinatura aconteceu durante a abertura do AmazonTech, em Boa Vista, e contou com a participação do vice-governador do estado, Edilson Damião, e de representantes do agro local.
O RetifiCAR foi desenvolvido pela CNA para fortalecer os sindicatos rurais no auxílio ao produtor rural que necessita concluir o processo de regularização ambiental da sua propriedade a partir da validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), conforme previsto no Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).
O presidente da Faerr, Sílvio Carvalho, destacou que o CAR é uma peça fundamental para o licenciamento ambiental e o RetifiCAR vai contribuir para que os produtores rurais do estado possam solucionar eventuais problemas técnicos relacionados ao seu cadastro.
"O CAR é um documento de regularização ambiental que se faz necessário ser reconhecido pelos órgãos de competência do governo federal. Feito isso, nós teremos um produtor desimpedido para fazer o seu trabalho."
O assessor técnico da CNA, Erico Goulart, explicou que o próximo passo após a assinatura do acordo é fazer a mobilização dos produtores rurais com apoio dos sindicatos rurais para a realização de mutirões onde uma empresa especializada em análise do CAR irá auxiliar os produtores na retificação dos cadastros.
"Essa empresa, com o acompanhamento da federação e da CNA, vai apoiar no processo de análise do CAR dos produtores e corrigir eventuais inconsistências, além de encaminhar ao órgão ambiental para que faça a validação. A ideia é que esse acordo de cooperação dê mais agilidade nas análises do CAR", disse.
Goulart ressaltou que o CAR também é um instrumento cobrado para concessão de crédito rural e que ao avançar no processo de validação, o produtor possa requerer crédito sem nenhum impedimento relacionado há questões ambientais.
A CNA já promove o RetifiCAR em Minas Gerais, Rondônia, Ceará, Alagoas, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins e Santa Catarina e mais de 2,4 mil cadastros já foram retificados.
Saiba mais sobre o projeto: https://www.cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/retificar