CNA, Faesp e Cepea levantam informações sobre mercado do feijão

Encontros aconteceram em quatro municípios de São Paulo
Brasília (10/05/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp) e o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) fizeram nesta semana uma série de reuniões para levantar dados sobre produção de feijão.
A iniciativa faz parte de um projeto conjunto da CNA e do Cepea, com o apoio das federações e sindicatos, para coletar informações sobre o mercado do feijão na região sul de São Paulo, para construir indicadores regionais de preços da leguminosa no estado. Os encontros aconteceram nos sindicatos rurais de Paranapanema, Itapeva, Capão Bonito e Itapetininga.

Segundo Tiago Pereira, assessor técnico da CNA, um aspecto relatado pelos produtores foi a falta de informações precisas sobre a cultura, o que contribui para a especulação no mercado de feijão.
“Eles expressaram concordância quanto à necessidade de um acompanhamento mais detalhado do mercado para embasar suas decisões e o indicador seria importante para esta finalidade”, disse.
A produção na região sul de São Paulo é dominada pelo feijão carioca de alta tecnologia, com métodos de colheita mecanizada. Além disso, foi observado o cultivo de feijão preto e outras variedades, especialmente nas áreas próximas à fronteira com o Paraná.
“Essa primeira fase do projeto visa não apenas coletar dados sobre a produção, mas também estabelecer um sistema de monitoramento contínuo, contando com o apoio das federações e sindicatos rurais da região, para fornecer informações estratégicas aos produtores”, ressaltou Pereira.