CNA faz proposta para facilitar compra de milho por suinocultores
Brasília (23/04/2018) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou mudanças para o acesso dos suinocultores ao Programa de Vendas em Balcão, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A modalidade permite que pequenos criadores de animais comprem o produto - utilizado principalmente na ração - a preços mais baixos que os praticados no mercado.
Durante o encontro, a CNA reivindicou o envio de um comunicado para as Superintendências Regionais da Conab alertando que não deve ser exigida a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) para aqueles que quiserem utilizar o benefício.
“Apresentamos essas solicitações para que, de fato, os suinocultores de pequeno porte tenham acesso à venda de milho balcão. Tivemos aumento do custo do milho e, em algumas regiões, o preço do suíno vivo caiu até 30% de janeiro para cá”, disse o assessor técnico da CNA, Victor Ayres.
A entidade também pediu a retirada do critério baseado na renda bruta anual (R$ 360 mil) para os não-portadores da DAP.
“Pedimos a disponibilização de volumes maiores por produtor cadastrado – de 14 toneladas para 40 toneladas mensais – e a retirada do critério de receita bruta para o acesso ao programa. Assim, alcançaremos o maior número de pequenos produtores e, efetivamente, terão acesso a essa venda de balcão”, afirmou o presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da CNA, Iuri Machado.
A reunião contou com a presença do presidente da Conab, Francisco Bezerra, do diretor de Operações e Abastecimento da Companhia, Jorge Andrade, e de representantes da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS). A Conab deverá realizar um estudo para verificar a possibilidade de atender os pleitos. A previsão é apresentar um posicionamento dentro de 10 dias.
Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Wenderson Araújo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte