ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA inicia júri técnico do Prêmio Brasil Artesanal de Geleias
Juri

Durante dois dias, 245 amostras serão avaliadas por especialistas reconhecidos nacionalmente

27 de março 2025
Por CNA

Brasília (27/03/2025) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) iniciou, na quinta (27), o júri técnico do Prêmio Brasil Artesanal de Geleias.

Durante dois dias, 245 amostras serão avaliadas por especialistas reconhecidos nacionalmente. Para garantir a imparcialidade, os jurados não terão acesso aos rótulos dos produtos. Ao final desse processo, serão selecionadas dez geleias para a próxima etapa, a avaliação popular.

Na abertura do júri, o diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, destacou a importância da análise criteriosa na premiação.

“A partir do momento em que a gente coloca esses produtos lado a lado, faz uma comparação e usa de ciência e tecnicidade, que é o papel importante de vocês, agregar valor, a gente tira qualquer percepção empírica, qualquer viés que possa descredibilizar”.

Para Maciel, o prêmio fortalece a conexão entre o campo e a cidade e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos e médios produtores.

“Para nós da CNA é um projeto muito relevante e com foco nos pequenos e médios produtores, que necessitam de algum apoio. Nossa intenção é que os produtores entendam o concurso como a ponta do iceberg, que eles saiam do mercado tradicional e entendam o que a população espera de um padrão de qualidade, de visão e apresentação de produto, para que eles se adequem e vejam como uma forma deles permanecerem na atividade, mesmo sendo pequeno produtores”.

Durante dois dias, 245 amostras serão avaliadas por especialistas reconhecidos nacionalmente Durante dois dias, 245 amostras serão avaliadas por especialistas reconhecidos nacionalmente

O coordenador de Produção Animal da CNA, João Paulo Franco, também participou da abertura e reforçou o impacto positivo da premiação.

“É importante vocês saberem que hoje e amanhã vocês vão mudar a vida de famílias, que estão por trás das geleias distribuídas em cima da mesa. Após o júri técnico, o produtor saberá onde ele efetivamente pode melhorar, essa é a nossa contribuição: poder dar o retorno para o produtor e ele poder enxergar onde o produto dele está no universo que foi o concurso. Sem vocês, não teríamos como fazer”.

A assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, falou da alegria em realizar o primeiro concurso de geleias. “É uma alegria muito grande saber que a CNA através do programa dos artesanais está realizando o primeiro concurso de geleias do Brasil. Esse concurso trará reconhecimento a toda a cadeia”.

Etapas e premiação

Após a fase técnica, os dez produtos selecionados serão avaliados pelo júri popular, composto por consumidores que farão a degustação das amostras em um espaço público de grande circulação. Assim como na etapa anterior, os rótulos permanecerão ocultos para garantir imparcialidade.

Na última fase, uma comissão especial analisará as histórias por trás das geleias finalistas.

Os cinco vencedores de cada categoria – simples e mista – receberão premiações em dinheiro. Além disso, os três primeiros colocados ganharão o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze, certificando sua excelência no concurso.