CNA mobiliza sindicatos rurais para atuar nos conselhos municipais de educação

Iniciativa foi apresentada pela Comissão Nacional de Mulheres do Agro

Por CNA 30 de junho 2025
Compartilhe:

Brasília (30/06/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na segunda (30), um treinamento voltado à capacitação de porta-vozes femininas de federações e sindicatos rurais para atuarem junto aos conselhos municipais de educação.

A iniciativa é da “De Olho No Material Escolar” (DONME) em parceria com a Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA.

Segundo a presidente da Comissão Nacional de Mulheres do Agro da CNA, Stéphanie Ferreira, a ação representa um passo importante na mobilização do Sistema em todo o Brasil.

“Nosso intuito é fortalecer a articulação política e promover um ambiente de maior protagonismo para as mulheres no agro. Queremos ampliar a presença feminina nos conselhos e mostrar que a representação começa na base”, ressaltou.

A ideia da iniciativa é oferecer apoio institucional para que o município promova o alinhamento entre a gestão local e o Conselho Municipal de Educação, com possibilidade de acompanhamento e implementação de ações práticas.

A diretora da associação, Teodora Lutkemeyer, conduziu o treinamento e destacou a importância da ação.

“Os municípios são a base para a efetividade das políticas públicas. São eles que recebem a responsabilidade constitucional de garantir a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental”, afirmou.

Andréia Bernabe, da diretoria governamental da DONME, e Samanta Pineda, que integra a diretoria institucional, também reforçaram a importância do engajamento local e da construção de pontes entre o setor agropecuário e os conselhos educacionais dos municípios.

A estratégia prevê que, com o apoio dos presidentes de sindicatos rurais e das federações, os representantes locais façam contato direto com os gabinetes dos prefeitos para agendar reuniões e apresentar o programa.

A DONME é uma organização sem fins lucrativos que atua na atualização dos materiais didáticos com base científica, para promover uma visão positiva e realista do agronegócio nas escolas.

A CNA articula ações voltadas para a educação com o objetivo de preparar crianças e jovens para atender, no futuro, às demandas do mercado de trabalho no agro.

 O intuito é, além de impulsionar a qualidade do ensino, construir soluções eficazes que melhorem a educação das crianças e valorizem o papel do campo como agente transformador da sociedade.