CNA participa da 25ª Conferência Datagro
Evento em São Paulo discutiu políticas públicas, tecnologias e mercados para a cana-de-açúcar
Brasília (22/10/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, nos dias 20 e 21, da 25ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo.
O evento contou com diversas autoridades e especialistas do setor, que discutiram políticas públicas, tecnologias e mercado nacional e mundial de cana-de-açúcar.
“A conferência foi importante por nos dar, de forma sólida, a visão do cenário atual e já trazer as perspectivas para a próxima safra. Esse espaço reafirma o protagonismo da cadeia da cana na transição energética do Brasil”, comentou o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar da CNA, Nelson Perez.
Durante as discussões, a Datagro informou que, para a safra 2026/2027, é esperada maior oferta de etanol no mercado doméstico, principalmente devido a incrementos na produção de etanol de milho.
A conferência também discutiu o papel dos biocombustíveis na transição energética e a evolução da tecnologia automotiva. Rotas de diversificação como bioeletricidade, biogás/biometano, etanol de segunda geração (2G), integração cana-milho e captura de carbono foram outros pontos de discussão.
Nelson Perez argumenta que o setor produtivo tem mostrado capacidade de inovar e diversificar, com avanços em diversas áreas como bioeletricidade, biocombustíveis e outras tecnologias.
“Nosso desafio agora é ampliar a produção e consumo de combustíveis renováveis e garantir que políticas públicas sustentem esse crescimento com equilíbrio e competitividade no campo”, concluiu.