Logo CNA

CNA participa da Abertura Nacional da Colheita do Milho 2ª Safra
Whats App Image 2024 06 24 at 14 22 26

Evento ocorreu em Nova Mutum (MT)

24 de junho 2024
Por CNA

Brasília (24/06/2024) - Na última sexta (21), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou da Abertura Nacional da Colheita do Milho 2ª Safra. O evento foi promovido pela Abramilho e Canal Rural, em Nova Mutum (MT) Mato Grosso.

O assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Tiago Pereira, foi expositor no painel principal do evento, que debateu a sustentabilidade e o impacto moratória da soja.

Ele relatou que “os produtores de soja na Amazônia Legal estão sujeitos a um pacto privado entre os maiores compradores do grão, que exigem externalidades que sobrepõem o Código Florestal vigente no país”.

Evento ocorreu em Nova Mutum Evento ocorreu em Nova Mutum

Pereira explicou, também, que a moratória não diferencia o desmatamento legal do ilegal, além de ter um caráter punitivo e não colaborativo.

“Temos dados que demonstram que este tipo de acordo prejudica o produtor brasileiro. “Estamos falando nesse momento da Amazônia legal, mas esse acordo privado pode ter revisões futuras para incluir outros produtos e biomas, afetando o setor como um todo”.

Participaram do painel: o presidente da Famato, Vilmondes Tomain, o presidente do Sindicato Rural de Sinop, Ilson Redivo, a deputada federal Coronel Fernanda; o presidente do Instituto Pensar Agro (IPA), Nilson Leitão; e a secretária-adjunta de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luciane Bertinatto.

Matérias Relacionadas