ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA participa da reunião da Câmara Setorial da Borracha
Camara Borracha

Encontro aconteceu na quinta (28)

28 de novembro 2024
Por CNA

Brasília (28/11/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (28), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

O encontro discutiu os escopos de atuação da Câmara Temática de AgroCarbono do Mapa, que conta com a participação de diversas entidades do setor para tratar de mercado, finanças e rastreabilidade, entre outros assuntos.

Dentre os temas de interesse, foi tratado o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), que prevê a recuperação de cerca de 40 milhões de hectares, incrementando a produção de alimentos nos próximos anos.

Os integrantes também debateram a recente aprovação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei nº 158/2024, que cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE). A proposta isenta o setor agro das obrigações impostas no mercado regulado. O texto seguiu para sanção presidencial.

A Câmara discutiu, ainda, o Plano Clima e formas de atingimento às metas das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC’s), além da construção de um plano de desenvolvimento voltado para a cadeia produtiva da borracha natural.

Acompanharam o encontro o presidente da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, Antônio Ginack, a coordenadora de Produção Agrícola, Ana Lenat, e a assessora técnica Eduarda Lee.

Áreas de atuação