Notícias
CNA participa da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina

Encontro aconteceu na quinta (29) e debateu rastreabilidade
Brasília (30/08/2024) – A CNA participou, na quinta (29), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Um dos temas tratados foi a rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos.
O presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Francisco de Castro, o vice-presidente da Comissão, Rafael Gratão, o coordenador de Produção Animal, João Paulo Franco, e o assessor técnico Rafael Lima Filho acompanharam o encontro.
A Secretaria de Defesa Agropecuária relatou as discussões do Grupo de Trabalho (GT) de rastreabilidade criado pelo Mapa para a elaboração de políticas públicas para a qualificação da rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos no país.

O GT teve caráter consultivo e encerrou os trabalhos neste mês. A CNA integrou o grupo e participou das discussões. A entidade e as federações estaduais de agricultura e pecuária defendem uma proposta de um sistema voluntário e com prazo mínimo de 8 anos para adaptação dos produtores rurais.
A Associação dos Produtores de Novilho Precoce do Mato Grosso do Sul apresentou o Programa Precoce do MS. Este é um incentivo dado ao produtor rural do estado que abate animais precoces, com qualidade e que tem em seu processo de produção o atendimento às questões ambientais, sociais e produtivas.