CNA participa da reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Mapa
Encontro aconteceu na quarta (5), em Brasília (DF)
Brasília (06/11/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou, na quarta (5), as suas ações em relação à lista de espécies exóticas invasoras proposta pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio) do Ministério do Meio Ambiente.
O tema foi abordado durante reunião da Câmara Setorial de Florestas Plantadas do Ministério da Agricultura (Mapa).
A Confederação tem atuado de forma propositiva para assegurar que o processo de definição da lista seja técnico e equilibrado, e garantiu a ampliação do prazo para análise do tema, explicou a assessora técnica de sustentabilidade da CNA, Jaine Cubas.
“O objetivo é certificar que as avaliações sejam aprofundadas e não resultem em prejuízos às cadeias produtivas, tanto do setor florestal, quanto das demais”, ressaltou.
Na reunião também foi apresentada a programação de uma missão à China que acontecerá no fim do mês, organizada pela Associação Mineira da Indústria Florestal (AMIF), que dentre diversas reuniões, visitas técnicas e ações, buscará troca de conhecimentos, negociações e prospecção do setor florestal.
Ainda foram abordadas diversas ações do setor florestal que serão realizadas na COP30 em Belém, com a participação da CNA e outras entidades, para discussão de diversos temas de interesse da cadeia produtiva e da indústria florestal.
Por fim, foram elencadas atividades e estratégias voltadas à política agrícola para florestas plantadas no âmbito do Departamento de Recuperação de Áreas Degradadas, Desenvolvimento Territorial e Florestal Sustentável (DEFLO) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).