CNA participa da reunião do Confert
Encontro foi realizado na terça (22), em Brasília (DF)
Brasília (22/07/2025) – O diretor técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, participou, na terça (22), da reunião do Conselho Nacional de Fertilizantes e Nutrição de Plantas (Confert).
Criado em 2022, o Confert é um órgão colegiado formado por representantes do governo e do setor produtivo. O objetivo é implantar políticas e ações que aumentem a produção nacional de fertilizantes e reduzam a dependência de insumos importados de outros países.
A reunião foi conduzida pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que é o presidente do Conselho.
O Confert debateu projetos estratégicos, principalmente da Embrapa, para a produção de fertilizantes. Hoje o país importa cerca de 85% dos insumos (fertilizantes) utilizados na agricultura.
Segundo Bruno Lucchi, na reunião houve avanços na produção de ureia por parte da Petrobrás. “Com o retorno das fábricas devemos chegar a 35% da demanda de nitrogenados em 2026”.
Também há a expectativa que a estatal produza, ainda em 2025, o equivalente a 20% da demanda por ureia.
A presidente da Petrobrás, Magda Chambriard, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, também participaram da reunião do Confert.