ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA participa da reunião do Conselho Deliberativo da Sudene
Whats App Image 2024 08 15 at 15 56 53

Encontro foi realizado na quinta (15)

16 de agosto 2024
Por CNA

Brasília (16/08/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (15), da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

A Proposição nº 185/2024 foi um dos temas debatidos no encontro. A proposta prevê que 30% do orçamento anual, destinado a projetos de infraestrutura pelo Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), seja direcionado para o apoio às delegações de serviços públicos de infraestrutura no âmbito de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPP) e concessões, priorizados por entes federados subnacionais (estados e município) da área de abrangência da Sudene.

O representante da CNA no Conselho, José Álvares Vieira, alertou que a CNA havia encaminhado ofício à Sudene sugerindo alterações na redação da resolução do Condel Sudene, que aprova a Proposição nº 185/2024, a fim de dar clareza e objetividade ao texto, evitando interpretações equivocadas.

O superintendente Danilo Cabral disse que as sugestões foram importantes para “contribuir com o aperfeiçoamento da redação da minuta de Resolução”. A Proposição 185 foi aprovada, com os ajustes solicitados, e a Resolução Condel/Sudene será publicada em breve.

José Álvares Vieira, que também é presidente da Federação de Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (Faern), destacou que a CNA já tinha pedido de vista do tema na última reunião do Conselho.

Outro assunto discutido na reunião foi a criação do Grupo de Trabalho responsável por elaborar a proposta sobre o repasse de recursos do FNE para os Programas de Financiamento de Microcrédito Produtivo Orientado (PMNPO) urbano e rural. A CNA irá compor o Grupo de Trabalho.

O Conselho Deliberativo abordou, ainda, o estabelecimento anual das Diretrizes e Prioridades Setoriais e Espaciais para aplicação dos recursos do FNE em 2025. Todas as contribuições encaminhadas pelas federações de agricultura estaduais ao Condel foram aceitas e incorporadas às prioridades do fundo em 2025.

Áreas de atuação