ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA participa de debate do Grupo RBS durante a Expointer
SUEME NA EXPOINTER

Encontro ‘Mulheres no Comando do Agronegócio’ foi realizado na quinta (29)

30 de agosto 2024
Por CNA

Brasília (30/08/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (29), do campo em debate “Mulheres no Comando do Agronegócio – Os avanços na sustentabilidade”, promovido pelo Grupo RBS.

No encontro, realizado durante a 47ª Expointer, na cidade de Esteio (RS), a diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, falou sobre a força e a imagem do agro brasileiro no comércio exterior e a importância da participação do setor em fóruns e discussões mundiais.

Sueme apresentou dados que comprovam o protagonismo do setor no mercado internacional. Em 2023, o país exportou US$ 166,5 bilhões em produtos agropecuários. Hoje, é o maior exportador líquido de alimentos do mundo e líder em diversos produtos, como soja, carne bovina, açúcar, café, suco de laranja.

“A relevância do nosso agro no exterior é impressionante. Algumas regiões, a exemplo da Ásia, enxergam o Brasil como altamente produtivo, que é um sinal de reconhecimento e admiração. Mas, infelizmente ainda não ocupamos esse espaço que é nosso por direito”, disse.

Imagem

A diretora afirmou que o país também precisa ocupar o espaço em discussões técnicas importantes, onde são apresentados relatórios de produção de alimentos que não consideram a diferença da agricultura tropical brasileira, que produz até três safras por ano e não enfrenta invernos severos.

“Todos os indicadores são feitos baseados em agricultura de clima temperado. Então precisamos sentar à mesa e influenciar as discussões, os dados, pois muitos países e blocos econômicos têm dificuldade de enxergar a diferença de desenvolvimento e realidades de agricultura”.

Participaram do debate a empresária e influenciadora Camila Telles, a coordenadora de Desenvolvimento de Mercado Agronegócio da Braskem, Ana Paiva, a presidente da Mesa Brasileira da Pecuária Sustentável, Ana Doralina de Menezes, a presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, Eliane Massari, a conselheira de Administração da Cotrijal, Fabiana Venzon, a coordenadora SOS Agro RS, Grazi de Camargo, e a presidente do Instituto Desenvolve Pecuária, Antonia Scalzilli.

Assista o debate na íntegra:

Áreas de atuação