Logo CNA

CNA participa de encontros no Japão para abrir novos mercados aos produtos do agro
Whats App Image 2019 05 08 at 22 11 30 RED

Representantes da Confederação integram missão do Ministério da Agricultura à Ásia

9 de maio 2019
Por CNA

Brasília (09/05/2019) – No primeiro dia de encontros no Japão, a comitiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou de uma série de agendas com o objetivo de abrir novos mercados aos produtos do agro brasileiro e também para conhecer as demandas e os interesses dos japoneses em investir em áreas como infraestrutura e logística.

A CNA integra a comitiva empresarial do Ministério da Agricultura que está em uma missão de 16 dias por quatro países na Ásia. O foco é a abertura de mercado para os produtos agropecuários brasileiros, em especial, proteínas, lácteos e frutas. Na quinta (9), a comitiva, composta por empresários, parlamentares e representantes do governo, visitou a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), o Ministério da Agricultura e a Federação das Indústrias do Japão (Keidanren).

Ministra da Agricultura com executivos da JICA

Ministra da Agricultura com executivos da JICA e o deputado Alceu Moreira, presidente da FPA.

“Acompanhamos a ministra Tereza Cristina em três importantes reuniões e pudemos observar o interesse dos japoneses no Brasil. Eles têm muito conhecimento do nosso país e estavam realmente interessados na área de infraestrutura e logística para criar possibilidade de fazer investimentos”, afirmou Gedeão Pereira, diretor de Relações Internacionais da CNA e presidente da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

Diretor de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, e o vice-presidente da Confederação, Muni Lourenço,  com Koshikawa KAzuhiko, vice-presidente sênior da JICA.

Gedeão Pereira, diretor de Relações Internacionais da CNA, Koshikawa Kazuhiko, vice-presidente sênior da JICA, e Muni Lourenço, vice-presidente da CNA

Para o vice-presidente da CNA e presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, os encontros foram importantes, sobretudo, “para consolidar, diversificar e ampliar a pauta do agronegócio brasileiro para esses países tão importantes. Afinal de contas esses quatro países representaram, em 2018, praticamente 40% de todas as exportações do agronegócio brasileiro”.

Os representantes da CNA fizeram uma agenda paralela e visitaram o Conselho de Promoção de Exportação de Frutas do Japão.

Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, diretor de Relações Internacionais, ministra da Agricultura Tereza Cristina, Muni Lourenço, vice-presidente da CNA, e o Embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Sabóia.

Lígia Dutra, superintendente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, diretor de Relações Internacionais, ministra da Agricultura Tereza Cristina, Muni Lourenço, vice-presidente da CNA, e o Embaixador do Brasil no Japão, Eduardo Sabóia, em encontro na residência oficial em Tóquio.

“Nos chamou atenção que o consumo de frutas japonês ainda está muito baixo, em torno de 100 gramas habitante/ano. Eles estão fazendo incentivos para que se chegue a duzentas gramas e essa é uma oportunidade para o Brasil”, destacou Gedeão Pereira.

Muni Lourenço reforçou a importância de conhecer o cenário da produção de frutas japonês e o mercado asiático como um todo.

“Sem dúvida nenhuma a presença da CNA nessa missão é muito importante para, juntamente com o governo brasileiro, mostrar esse entrosamento entre setor privado e governo em busca de consolidar mercados para que o Brasil continue essa trajetória de viabilizar mais divisas ao nosso país e, consequentemente, geração de emprego e renda, mostrando a importância do fornecimento de produtos e alimentos com qualidade vindos do Brasil”.

Comitiva durante encontro na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

Comitiva durante encontro na Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).

A ministra da Agricultura Tereza Cristina reforçou que o diálogo com os japoneses foi positivo e que a abertura do mercado japonês para as frutas brasileiras está próxima, em especial para o abacate.

“Fomos ao Ministério da Agricultura conversar sobre abertura de mercado das nossas carnes naturais e também sobre o abacate, que está bem próximo da abertura para essa fruta brasileira, que hoje tem uma grande aceitação no Japão e é usada na alimentação e também na produção de cosméticos. É uma fruta muito procurada pelos japoneses e em breve acredito que teremos esse mercado para o Brasil”.

Assessoria de Comunicação CNA
Fotos: Lígia Dutra
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas