CNA participa de evento sobre cenário da cana no Nordeste

Expedição Custos Cana Pecege foi realizado na quinta (24), em Recife

Por CNA 25 de julho 2025
Compartilhe:
Foto 2

Brasília (25/07/2025) – A Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quinta (24), em Recife (PE), do evento Expedição Custos Cana.

O evento foi promovido pelo Pecege Consultoria e Projetos e reuniu técnicos, especialistas, produtores e representantes de usinas.

O presidente da Comissão Nacional de cana-de-açúcar da CNA, Nelson Perez, o vice-presidente da Comissão, Edilson Maia, e o assessor técnico Carlos Eduardo Meirelles estiveram no encontro.

Nos debates, os participantes abordaram os custos de produção de cana, açúcar e etanol na safra 2024/2025 no Nordeste, bem como o panorama de mercado e perspectivas para o ciclo 2025/2026 e o comportamento dos preços dos insumos.

De acordo com os dados apresentados no evento, a produtividade média das unidades industriais da região Nordeste foi de 58 toneladas por hectare nessa última safra (2024/2025), valor quase 6% abaixo do observado no ciclo anterior, mas ainda acima da média histórica dos dez anos antecedentes.

A qualidade da matéria-prima teve um avanço importante em relação à safra 2023/2024, atingindo a média de 135 quilogramas de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana (+10% comparado ao último ciclo).

Dentro dos custos de produção, maquinário, diesel e mão de obra são os itens que possuem os maiores impactos, seguidos de insumos. Já na composição dos insumos, fertilizantes são responsáveis pela maior fatia. Quando se trata da safra 2025/2026, são esperados incrementos na área colhida, bem como na produtividade média dos canaviais da região.

O presidente da Comissão, Nelson Perez, destacou a criação do Centro de Excelência em Cana-de-açúcar do Senar, como uma iniciativa estratégica para o fortalecimento da cadeia produtiva.

Segundo ele, o novo centro, em Ribeirão Preto (SP), terá papel fundamental na capacitação de produtores, técnicos e trabalhadores rurais, contribuindo diretamente para a melhoria da gestão, eficiência e sustentabilidade dos custos de produção e impactando positivamente todo o setor.

Áreas de atuação relacionadas