CNA participa de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados
Objetivo da comissão é monitorar a evolução da qualidade do leite brasileiro
Brasília (19/08/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na última semana, da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura. O encontro debateu a reinstituição da Comissão Técnica Consultiva para Monitoramento da Qualidade do Leite (CTC- Leite).
A CTC é coordenada pelo Ministério e tem como objetivo monitorar a evolução da qualidade do leite brasileiro, propondo estratégias para elevar a qualidade do produto nacional, no curto e no médio prazo, além de discutir a criação de políticas públicas que contribuam para aumentar a competitividade pelo setor.
Com as mudanças recentes ocorridas no Ministério, a CTC Leite passa a ser alocada na Secretaria Executiva, medida formalizada pela Portaria nº 466, publicada neste mês. A Comissão é uma importante vitória para a cadeia leiteira, pois enquanto há um expresso regramento quanto aos parâmetros de qualidade, temperatura e aspectos físicos, químicos e microbiológicos do leite a serem cumpridos pelos produtores.
“Com isso se faz necessário que haja certa devolutiva ao setor, para que possamos agir de forma mais incisiva no combate à mastite subclínica, por exemplo, responsável por níveis mais elevados na contagem de células somáticas”, disse o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA.
“Os produtores se adequaram aos regramentos impostos pelas Instruções Normativas nº 76 e 77, estão fazendo a lição de casa, e muito já se evoluiu. Mas é preciso que o Ministério e Agências Estaduais de Defesa Agropecuária hajam regionalmente conforme os resultados médios, para direcionar os esforços e elevar ainda mais a qualidade do nosso leite, com o objetivo maior de alcançar os mercados internacionais”, ponderou o presidente da Câmara Setorial, Ronei Volpi, que também é presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA.
Rotulagem – Outro tema do encontro foi a questão da rotulagem. Presente ao encontro, o ministro da Agricultura, Marcos Montes, destacou a atuação da pasta para debater e iniciar as tratativas para a regulamentação da rotulagem de produtos vegetais, similares aos lácteos. Atualmente, não há um regramento, e muitas vezes as empresas utilizam-se de campanhas pejorativas ao setor leiteiro para sua promoção, configurando práticas desleais de mercado.
De fato, a CNA vem debatendo a regulamentação da rotulagem de produtos vegetais em diversas instancias, seja para produtos cárneos ou lácteos. Tramitam no Congresso Nacional Projetos de Lei nesse sentido, todos apoiados pela Confederação com o objetivo de informar e proteger o consumidor.
Nesse sentido, o ministro Marcos Montes informou que enviou correspondências à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, alertando quanto a essas práticas desleais de mercado e prejuízos à população pela indução ao erro.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte