CNA participa de reunião do Conselho Deliberativo da Sudam

Encontro ocorreu na terça (11)

Por CNA 15 de agosto 2025
Compartilhe:
Reuniao Sudam

Brasília (15/08/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça-feira (11), da reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Condel/Sudam).

O encontro tratou, entre outros temas, da definição anual das Diretrizes e Prioridades Setoriais e Espaciais para aplicação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para 2026.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, titular do Conselho, representou a CNA na reunião.

Um dos destaques da pauta foi a proposta de ampliação dos prazos da linha de financiamento FNO – Armazenagem Rural, equiparando as condições de carência e pagamento às oferecidas em linhas equivalentes do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

A mudança aprovada amplia o prazo de carência de até 2 para até 5 anos, e o prazo de pagamento de até 10 para até 15 anos.

Paulo Carneiro ressaltou a relevância da medida diante do grande déficit de armazenagem de grãos no Tocantins, situação que se repete em outros estados da região. Segundo ele, o problema se agrava anualmente, já que o aumento da produção e da produtividade não é acompanhado pela expansão da capacidade de estocagem.

O presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), Carlos Fernandes Xavier, também participou da reunião. Ele defendeu a inclusão dos arquipélagos do Marajó e Bailique como Espaços Prioritários da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR), com a criação de linhas de crédito diferenciadas e favorecidas, além de ações de governança e infraestrutura.

As deliberações aprovadas serão formalizadas nos próximos dias por meio de Portarias ou Resoluções. A próxima reunião do colegiado está prevista para novembro.