CNA participa de seminário sobre direitos indígenas
Evento promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso foi realizado na quinta (24), em São Paulo
Brasília (24/10/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou na quinta (24), em São Paulo, do seminário “Direitos Indígenas: Entrave ao desenvolvimento ou parte da riqueza nacional?”, promovido pela Fundação Fernando Henrique Cardoso.
O consultor técnico de Meio Ambiente da CNA, Rodrigo Justus, foi um dos expositores do primeiro painel sobre relações entre terras e cultura indígenas, preservação ambiental e agronegócio.
“As terras e os direitos dos índios não são entraves ao desenvolvimento do país, nem do setor agropecuário. E muitas tribos indígenas estão ingressando na atividade agrícola”, disse Rodrigo.
Segundo ele, a Amazônia enfrenta alguns gargalos, como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a infraestrutura inadequada e a falta de regularização fundiária.
“O Brasil não tem um projeto de desenvolvimento específico para a Amazônia que consiga proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população e isso é um desafio. O país precisa de um rumo para se organizar e a pesquisa e o desenvolvimento são essenciais nesse processo”.
No debate, o consultor da CNA também falou da evolução do setor agropecuário brasileiro nos últimos anos. “Há 45 anos o Brasil só exportava café. Hoje é um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo e ainda tem potencial de crescer a produção”.
Os debates foram moderados pelo superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso, Sérgio Fausto. Também participaram do primeiro painel Márcio Santilli, do Instituto Socioambiental e o biólogo Ismael Nobre.
Já o segundo debate sobre exploração mineral em terras indígenas teve a presença do presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), Elmer Salomão, da deputada federal Joênia Wapichana (Rede/RR) e do subprocurador-geral da República, Mário Luiz Bonsaglia.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil