ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA participa de visitas técnicas no Congresso Sober 2023
VISITA SOBER 1

Evento ocorreu em Piracicaba (SP)

31 de julho 2023
Por CNA

Brasília (31/07/2023) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na última semana, de visitas técnicas durante o 61º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober), que aconteceu em Piracicaba (SP). A entidade foi uma das patrocinadoras do evento, que teve como tema principal neste ano “Agropecuária do Futuro: Tecnologia, Sustentabilidade e a Segurança Alimentar”.

A primeira visita técnica ocorreu em uma programação paralela à do Congresso (não fez parte da programação), no dia 25 de julho, à Koppert, uma empresa de produtos biológicos para a agricultura. A Koppert Biological Systems está no Brasil desde 2011, com diversos produtos disponíveis para os produtores rurais e em plena expansão, com a projeção de abrir novas fábricas nos anos seguintes.

O assessor técnico de Inteligência de Mercado da CNA, Lucas Martins, esteve na sede da empresa em Piracicaba (SP), onde também funciona uma unidade que produz fungos utilizados para controle biológicos nas lavouras. Ele também visitou outras duas unidades da Koppert em Charqueado (SP), onde funcionam uma fábrica com criadouro de vespas e mariposas, que futuramente servirão como matéria prima para outros produtos da empresa ou irão parasitar pragas nas lavouras e uma indústria de envase e empacotamento da empresa, toda construída nos moldes da Indústria 4.0.

Imagem

A outra visita técnica fez parte da agenda do 61º Congresso Sober, no dia 27, a uma das unidades da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), em Piracicaba. A Coplacana foi a primeira cooperativa de plantadores de cana a ser fundada no estado, em 1948, com o objetivo de oferecer insumos e assistência ao produtor rural.

Atualmente conta com 30 filiais de revendas, concessionárias de máquinas agrícolas, fábrica de rações, central de recebimento de embalagens vazias de defensivos e duas unidades produtivas, confinamento de gado e unidade de grãos. Além do estado de São Paulo, tem atuação nos em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

O grupo também visitou as unidades de recebimento de grãos, onde colaboradores da cooperativa falaram sobre a atual situação no mercado de soja e milho, falando sobre a queda nos preços e a falta de capacidade de armazéns. Quase todos os silos da unidade visitada estão lotados, e a rotatividade tem sido alta.

Imagem

Para atender à grande demanda, uma área da unidade foi reservada para a instalação de mais de 30 Silo Bags, que são estruturas de armazenagem de grãos temporárias, com menor capacidade e segurança do que silos de concreto ou os metálicos mais comuns. A CNA tem análises específicas sobre a capacidade de armazenagem no Brasil, e considera o PCA, o Programa para Construção e Ampliação de Armazéns, como uma prioridade para o Plano Agrícola e Pecuário 2023/2024.

O grupo também conheceu o “Boitel”, uma área na unidade de confinamento de gado destinada a abrigar gado dos produtores que desejam hospedar seus animais na cooperativa, a estação central de recebimento de embalagens vazias de defensivos, onde a equipe da Coplacana passou informações sobre os cuidados com as embalagens de produtos utilizadas nas propriedades agropecuárias, e qual a destinação correta dos recipientes vazios ou com produtos vencidos.

A última parte da visita foi o Vale dos Mirtilos, uma área na unidade destinada a produção da fruta, típica de climas mais frios. A cooperativa presta assistência a alguns produtores da fruta no estado de São Paulo, mas a produção ainda é pequena.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte