CNA preside reunião da Farm na Expointer
Encontro aconteceu na quinta (4)
Foto: Roberto Furtado/Farsul
Brasília (05/09/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) presidiu, na quinta (4), a reunião da Federação das Associações Rurais do Mercosul (Farm), durante a 48ª Expointer, em Esteio (RS).
Os participantes discutiram ações para a COP 30 e reiteraram o apoio ao Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia.
Foi a última reunião sob a presidência rotativa da CNA. O vice-presidente da CNA, Gedeão Pereira, apresentou os resultados do seu trabalho no comando da Farm e passou o posto para o presidente da Federação Rural do Uruguai, Jorge Andres Rodriguez, que terá mandato de um ano à frente do colegiado, a partir da próxima semana.
A Farm defendeu agilidade na ratificação do acordo Mercosul-UE, “aproveitando o momento estratégico proporcionado pelo envio formal da proposta pela Comissão Europeia”.
“A Farm ressalta que a tramitação ágil do acordo pelos países do bloco é fundamental para garantir a implementação efetiva dos benefícios comerciais”.
A Federação, que engloba entidades do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia e Colômbia, destaca que o acordo entre os dois blocos vai trazer, além dos ganhos comerciais, o fortalecimento da integração regional, o incentivo a práticas agrícolas sustentáveis, o desenvolvimento responsável e, ainda, “consolidar o Mercosul como ator estratégico no cenário internacional”.
COP 30 - Sobre a COP 30, a Farm ressaltou seu compromisso com a segurança alimentar mundial, a ação climática e a preservação dos ecossistemas naturais da região.
“Nós, produtores, somos afetados fortemente pela variação do clima, gerada principalmente pelo uso de combustíveis fósseis nos países desenvolvidos”, diz a federação em outro comunicado.
Neste contexto, a Farm considera que a COP30 será “uma oportunidade para dar visibilidade e fortalecer os produtores rurais na construção de soluções reais, equilibradas e sustentáveis, que conciliem produção, desenvolvimento social e preservação do meio ambiente”.