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CNA promove missão comercial nos Emirados Árabes Unidos
Gulfood Green

Agenda inclui participação de empresários rurais na feira Gulfood Green, em Dubai

19 de setembro 2024
Por CNA

Brasília (19/09/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, promove, de 22 a 27 de setembro, uma missão comercial do projeto Agro.BR em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

O objetivo da iniciativa é levar empresários rurais brasileiros para a Gulfood Green 2024, feira que tem como foco a promoção de produtos alimentares de maior valor agregado, como geleias e castanhas. Os produtos do Agro.BR estarão expostos em um estande no pavilhão Brasil.

A programação da missão conta com visitas técnicas ao comércio de alimentos de Dubai e a Hubs logísticos de distribuição na cidade e na capital Abu Dhabi para entender como funciona a distribuição em escala destes produtos.

A CNA também promove um seminário do projeto Agro.BR com a presença do embaixador do Brasil nos Emirados Árabes Unidos, Sidney Leon Romero. O evento vai debater certificações, registro de produtores brasileiros, leis, regulamentações e taxação, papel da agroindústria no país árabe e cases de sucesso.

Além da missão comercial a Dubai, o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e a assessora de Relações Internacionais, Elena Castellani, participarão de uma série de compromissos em Riad, na Arábia Saudita.

A agenda inclui reuniões com o Fundo de Investimento Público (PIF), a Autoridade Saudita para Alimentos e Medicamentos (SFDA), a Companhia Saudita de Investimento Agrícola e Pecuário (Salic), e com as empresas de alimentos Savola e Nadec.

“Os propósitos desses encontros são a defesa de pautas de interesse do setor agropecuário brasileiro e a avaliação do ambiente de negócios da Arábia Saudita”, disse Rodrigo da Matta.

Emirados Árabes Unidos – O comércio agropecuário entre Brasil e EAU é marcado pela dominância brasileira, que responde por 9% das importações totais. Entre os principais produtos brasileiros exportados para os emirados as carnes de frango in natura , com US$ 882,3 milhões em vendas, representam 37,8% da pauta exportadora brasileira, que é altamente concentrada.

Na segunda posição, está o açúcar de cana em bruto, com participação de 19,6% na pauta. Nos últimos dez anos, a carne bovina passou a acessar de maneira muito forte o mercado emirati, com crescimento anual de 34,4%.

Arábia Saudita – O Brasil mantém relações diplomáticas com a Arábia Saudita há 56 anos. O investimento saudita no país tem aumentado, especialmente nos setores de infraestrutura e energia, refletindo uma crescente interdependência econômica.

Entre janeiro e agosto de 2024, a Arábia Saudita foi destino de US$ 2 bilhões em exportações brasileiras, das quais 73,5% (US$ 1,47 bilhão) foram provenientes do agro, seguindo o padrão de compras de carnes e produtos do complexo sucroalcooleiro.

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