CNA promove reuniões de negócios para empresários brasileiros em Singapura
Encontros foram realizados na terça (23), encerrando agenda da missão
Brasília (24/05/2023) – No último dia da missão empresarial promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Singapura, a comitiva de empresários teve reuniões de negócios com potenciais compradores e representantes do governo local e da Embaixada do Brasil no país asiático.
Nos dois dias que a missão esteve em Singapura, na segunda (22) e na terça (23), o grupo participou de agendas conjuntas na Embaixada, escritórios de empresas locais e no Ministério do Comércio e Indústria do país. Além disso, as empresas tiveram reuniões individuais com compradores interessados na região e fizeram um balanço positivo dos resultados.
“Esse tempo aqui em Singapura foi uma oportunidade imensa para nós, que somos da cadeia do cacau no Brasil. Tive a oportunidade de ter uma reunião com os maiores compradores de cacau do mundo, não só aqui de Singapura, mas também de toda a Ásia”, destaca Natália Evangelista, da Cooperativa Central de Produção Orgânica da Transamazônica e Xingu (CEPOTX).
Natália, que comercializa produtos como cacau e chocolates orgânicos, também falou sobre a experiência em participar da missão. Graças à CNA, a gente está alcançando novos territórios. Tivemos reunião com compradores bem pontuais, que já pediram amostras dos produtores e que estão interessados em fazer um cacau de origem para mostrar a história que tem por trás do produto. Tenho certeza que a CNA terá muito orgulho dos frutos dessa missão realizada em Singapura”, comemora a empresária.
A CNA enxerga o sudeste asiático como um potencial mercado para os produtos do agro. Em 2021, a entidade inaugurou seu escritório no país visando monitorar o mercado regional para promover a exportação de produtos do agro brasileiro para Singapura por meio do Agro.BR.
O chefe do Setor Comercial e Econômico da Embaixada do Brasil em Singapura, Felipe Pinchemel, destacou a participação da CNA e de pequenas empresas brasileiras no mercado de Singapura, principalmente pela possiblidade de diversificar a pauta comercial com o país.
“Tentamos sempre realçar a importância de Singapura, não como um único país, mas como uma porta de entrada dos produtos brasileiros para a Ásia como um todo”, explica o representante da embaixada.
“Nós entendemos que o Brasil e Singapura têm muito o que comemorar, temos visto a iniciativa da CNA em divulgar e diversificar o portfólio de produtos que o Brasil pode exportar para Singapura. O resultado da missão foi excelente, tivemos várias reuniões e esperamos poder contar com novas missões da CNA no futuro para que a gente possa, cada vez mais, aumentar a gama de produtos exportados pelo Brasil”, completou.
A CNA realizou, de 16 a 23 de maio, uma missão com empresas atendidas pelo projeto Agro.BR, uma iniciativa da Confederação com a Apex-Brasil, na China e em Singapura. O grupo foi acompanhado pelo coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e a assessora de Relações Internacionais, Camila Sande.
Nos dois países, a missão empresarial participou de reuniões, rodadas de negócios, visitas guiadas, seminários, participação e exposição de produtos na SIAL China 2023, principal feira chinesa de produtores agroalimentares.
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil tem atuado para ampliar a participação principalmente de pequenos e médios produtores rurais brasileiros na Ásia por meio do Agro.BR .
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte