ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA promove rodadas de negócios com empreendedores rurais na Expoalimentaria 2024
Missao Peru rodadas

Missão técnica com 24 produtores está em Lima, no Peru

26 de setembro 2024
Por CNA

Brasília (26/09/2024) – A missão técnica do projeto Agro.BR, desenvolvido pela CNA e ApexBrasil, participou, na quarta (25), de uma série de rodadas de negócios na programação da Expoalimentaria, que acontece em Lima, no Peru. O grupo formado por 24 empreendedores rurais também cumpre uma agenda de reuniões técnicas e seminários.

Estande do projeto Agro.BR na Expoalimentaria 2024 Estande do projeto Agro.BR na Expoalimentaria 2024

A iniciativa, que conta com a parceria da Embaixada do Brasil e da adidância agrícola no país, visa explorar o mercado consumidor peruano, identificar oportunidades de negócios e fazer a promoção comercial de alimentos com grande potencial de demanda no mercado internacional, como mel, açaí, cacau, tapioca, farinha de mandioca, cafés especiais, geleias, cachaças e vinhos.

Os produtores rurais participam de rodadas de negócios e exposição de produtos na Expoalimentaria, considerada a maior feira de alimentos e bebidas da América Latina. A missão é acompanhada pelos assessores de Relações Internacionais da CNA, Rosi Bandera e Eric Pinheiro.

Produtores apresentam seus produtos para compradores peruanos Produtores apresentam seus produtos para compradores peruanos

Agenda técnica - Na segunda-feira (23), o grupo participou de reuniões com o adido agrícola do Brasil e representantes do setor comercial da Embaixada. A reunião tratou da participação do país no mercado peruano, questões sanitárias e fitossanitárias, regulamentação de entrada de alimentos e bebidas processados e não processados. O grupo também visitou a rede Supermercados Peruanos.

Missão técnica reúne 24 produtores atendidos pelo projeto Agro.BR Missão técnica reúne 24 produtores atendidos pelo projeto Agro.BR

O segundo dia de agenda do grupo, na terça (24), foi marcado pela reunião no Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA) do Peru, com produtores de cacau do estado do Pará. O objetivo foi debater o combate à doença monilíase, que afeta o fruto do cacau em toda a América Latina, e tratar de soluções para erradicação da doença. Os produtores também visitaram outras redes de supermercados da capital peruana.

Grupo visitou o Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA) Grupo visitou o Instituto Nacional de Inovação Agrária (INIA)

O grupo participou, ainda, do seminário “Oportunidades Comerciais Brasil – Peru no Setor de Alimentos e Bebidas”. O embaixador do Brasil em Lima, Baena Soares, deu as boas-vindas aos produtores rurais e destacou a importância da missão e participação na feira de alimentos e bebidas. “A participação da missão na Expoalimentaria é uma oportunidade de dar visibilidade aos produtores brasileiros. Os produtos brasileiros são de grande interesse dos peruanos”, disse o Embaixador.

Produtores rurais participam de reuniões técnicas em Lima, no Peru Produtores rurais participam de reuniões técnicas em Lima, no Peru

A assessora de Relações Internacionais da CNA, Rosi Bandera, apresentou o Sistema CNA e seus projetos de internacionalização e de apoio ao desenvolvimento da produção rural brasileira aos participantes. “É muito importante que os países parceiros conheçam o Agro Brasileiro. Nossa capacidade de estar ao lado, frequentemente, dos produtos brasileiros e toda a assistência que o sistema oferece em todo o Brasil”, destacou Rosi.

Rosi Bandera, assessora de Relações Internacionais da CNA Rosi Bandera, assessora de Relações Internacionais da CNA

O representante da Superintendência Nacional de Aduanas e Administração Tributária (Sunat) falou da construção de uma empresa no Peru com capital estrangeiro. Ele apresentou informações sobre as tarifas alfandegárias, convênios e acordos e acordos para os produtos brasileiros exportados ao Peru.

Os desafios e oportunidades logísticas no comércio bilateral Brasil e Peru foi debatido pelo representante da Câmara de Comércio Brasil – Peru (Cambraper). O seminário também abordou as demandas de importação de alimentos e bebidas no mercado peruano.

Áreas de atuação