ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

CNA realiza 1º Fórum de Novas Lideranças do Agro
Jovens Geral Bruno

Evento acontece na quarta (26) e na quinta (27), em Brasília (DF)

26 de março 2025
Por CNA

Brasília (26/03/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou, na quarta (26), o primeiro dia do 1º Fórum de Novas Lideranças do Agro, para tratar de temas institucionais, cenário políticos e de comunicação para jovens líderes do setor.

O Fórum conta com a participação de membros da Comissão Nacional de Novas Lideranças do Agro, representantes das federações estaduais, lideranças sindicais, parlamentares, especialistas e representantes do setor produtivo do país.

Fernanda Scherer Gehling, presidente da Comissão Nacional de Novas Lideranças Fernanda Scherer Gehling, presidente da Comissão Nacional de Novas Lideranças

A presidente da Comissão Nacional de Novas Lideranças, Fernanda Scherer Gehling, destacou a importância do Fórum. “Precisamos ter líderes para atuar em diferentes pilares, nos eixos político/institucional, mas também nos sindicatos. Temos líderes treinados e capacitados para defender o agro fora da porteira”, afirmou.

Durante a manhã, os participantes estiveram presentes no lançamento da “Agenda Legislativa do Agro – CNA 2025”, em sessão solene no plenário do Senado Federal. A Agenda Legislativa está dividida em eixos temáticos, para os quais os projetos de lei prioritários do setor serão acompanhados.

Novas lideranças participaram do lançamento da “Agenda Legislativa do Agro – CNA 2025” Novas lideranças participaram do lançamento da “Agenda Legislativa do Agro – CNA 2025”

“Foi uma oportunidade única para todos os jovens líderes aqui presentes participar desse lançamento no Senado Federal. Acompanhamos de perto todo esse trabalho desenvolvido pela CNA, que é o de nortear nossos parlamentares com pautas tão importantes que vieram diretamente de nós produtores rurais, através de sindicatos, federações. Então realmente é um momento muito importante para todos nós, jovens, estarmos inseridos nisso”, disse Fernanda.

Institucional e Político – No período da tarde, o grupo participou de palestras e debates para tratar de temas institucionais e também políticos referentes ao agronegócio.

No debate político, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion, destacou pautas prioritárias do agro e perspectivas para 2025. Ele também falou da importância do engajamento dos jovens no legislativo.

Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

“Essa liderança que vocês exercem é política, a representação dos produtores rurais é política, e só através da política é que conseguimos ser ouvidos e fazer a nossa voz valer. Então, sintam-se incentivados e motivados para fazerem parte disso tudo”, destacou Lupion.

A deputada federal Marussa Boldrin (MDB/GO) falou sobre o papel das novas lideranças no Congresso Nacional e contou sobre a sua trajetória na política. Segundo ela, desde criança começou a observar a atuação dos pais no campo e também na política.

Mírian Vaz, Pedro Lupion, Marussa Boldrin e Fernanda Gehling Mírian Vaz, Pedro Lupion, Marussa Boldrin e Fernanda Gehling

“Comecei nessa vida como vereadora na minha cidade, Rio Verde, em Goiás, com a representação regional e hoje represento o meu estado, o agro, o produtor rural de todo o Brasil”, afirmou.

A chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, traçou um cenário político no Brasil e falou sobre a atuação da área na defesa dos interesses dos produtores rurais brasileiros. Ela destacou as principais pautas legislativas que serão acompanhadas durante o ano, e também falou do acompanhamento nas pautas do Executivo e Judiciário.

Os temas institucionais foram debatidos em painel com o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no Mato Grosso do Sul, Lucas Galvan.

Bruno Lucchi, Fernanda Gehling, Sueme Mori e Lucas Galvan Bruno Lucchi, Fernanda Gehling, Sueme Mori e Lucas Galvan

Lucchi falou sobres os principais temas no debate da área técnica neste ano. Ele traçou um panorama do desenvolvimento econômico do agro brasileiro, falou sobre as expectativas para o Plano Safra 2025/2026, a segurança jurídica e o direito de propriedade.

Sueme apresentou o funcionamento, as principais ações e estratégias da Diretoria de Relações Internacionais da CNA. Segundo ela, a área trabalha para ampliar o mercado internacional do agro com promoção comercial, inteligência comercial e defesa de interesses do setor.

Galvan fez uma apresentação dos resultados do Programa Representantes do Agro, uma iniciativa da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) que visa capacitar lideranças do setor rural em municípios do estado.

Após as apresentações, os palestrantes seguiram para um debate, moderado pela presidente da Comissão, Fernanda Scherer Gehling, onde responderam perguntas dos participantes.

Perguntas foram respondidas durante debate Perguntas foram respondidas durante debate

A programação do encontro prossegue na quinta (27), com o debate de temas relacionados à comunicação e ações para o decorrer do ano.

Confira a cobertura fotográfica do primeiro dia do Fórum de Novas Lideranças do Agro

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas