CNA realiza 2º Fórum de Liderança Sindical Feminina em Brasília
Encontro acontece na sede da CNA
Brasília (06/08/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promove o 2º Fórum de Liderança Sindical Feminina, na quinta (7) e na quarta (8), em sua sede, em Brasília.
O evento reunirá comissões estaduais de mulheres, federações, sindicatos rurais e outros atores do agro nacional com o objetivo de fortalecer a representatividade feminina nos espaços de decisão e fomentar o protagonismo no sindicalismo rural.
A primeira palestra terá o tema “Cenário Geopolítico e Economia Nacional”, ministrada por Thais Herédia, analista da CNN Brasil, seguida por uma mesa redonda sobre as ações do Sistema CNA/Senar em defesa do produtor rural.
À tarde será realizado o painel “Liderança Feminina Sindical – Experiências que Inspiram”, conduzido por Stéphanie Ferreira, presidente da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, que contará com participações de lideranças de Roraima, Paraná e Goiás.
O segundo dia terá como foco debates estratégicos. Amanda Roza, assessora técnica de Sustentabilidade da CNA, apresentará o painel “O que esperar da COP 30 no Brasil?”, com abordagens sobre a contribuição das mulheres líderes na atuação global do agro e as estratégias necessárias para posicionamento institucional.
Paulo Crepaldi conduzirá o debate sobre estratégias de comunicação do agro, com foco na atuação das lideranças femininas em ambientes digitais e institucionais. O encontro será concluído com a apresentação dos resultados e pactuação de compromissos pela atuação feminina sindical rural.
Além dos debates e apresentações, o fórum contempla uma oficina prática voltada ao fortalecimento dos grupos estaduais de mulheres, cujo objetivo é estimular a construção coletiva de propostas e ações aplicáveis ao sistema sindical.
A ação mobiliza entidades representativas do agro e reforça a missão institucional da Comissão Nacional das Mulheres do Agro da CNA de promover o desenvolvimento de lideranças femininas rurais e ampliar sua inserção política e institucional no sistema sindical patronal rural.