CNA realiza júri popular do Prêmio Brasil Artesanal de cerveja
Evento aconteceu em Brasília (DF), onde o público degustou amostras da bebida
Brasília (28/10/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil realizou, na última sexta (25), a etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal de cerveja para escolher as melhores cervejas do concurso. A avaliação ocorreu no espaço gastronômico Mané Mercado, em Brasília (DF).
O público que passou pelo local pode experimentar amostras de dez cervejas, sendo cinco de alta fermentação (categoria Ale), e outras cinco de baixa fermentação (categoria Lager). Estes produtos foram selecionados após análise feita por especialistas do júri técnico no final de setembro, que avaliou as mais de 150 amostras inscritas.
Os dez classificados para a fase do júri popular são do Distrito Federal, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, destacou a importância do júri popular para o concurso. “Tivemos muitas participações e isso é que nos interessa, fazer com que os produtos sejam conhecidos pelos consumidores. O maior peso da classificação vem do júri popular e tivemos uma amostra muito significativa da aceitação dos produtos do concurso”, afirmou.
A degustação foi às cegas, ou seja, os apreciadores não viram as marcas que eles estavam experimentando e a avaliação sensorial foi feita em um tablet disponibilizado pela CNA, o que despertou ainda mais a curiosidade das pessoas. Quem passou pelo espaço gastronômico na sexta aprovou a iniciativa, como Maurício da Cunha. Segundo ele, a qualidade dos produtos superou suas expectativas.
“Conheço bem as cervejas artesanais e foi muito interessante participar dessa degustação com uma diversidade grande de sabores. Não consegui definir a melhor, várias estão empatadas para mim”, disse o consumidor brasiliense.
O casal Eduardo Maia e Susan Freitas também aprecia cerveja e falou sobre o júri popular. “Eu achei ótimo para o público experimentar e entender um pouco mais de cerveja. No final quem bebe somos nós, então nada mais justo do que abrir para degustação popular”, disse Maia.
“Achei a ideia sensacional. Só degustamos ótimas cervejas. Já quero descobrir os ganhadores do concurso. São produtos que eu desejaria comprar”, destacou Susan.
Iara Rezende revelou que foi ao espaço gastronômico somente para experimentar as amostras finalistas e aprovou os produtos. “Eu ouvi no rádio e vim participar do júri popular. Achei maravilhosa essa possibilidade de abertura para o público, dizer sobre sabores, conhecer mais sobre a produção artesanal. É muito legal isso”.
Patrícia Miranda e o americano Marc Lambert também consumiram os produtos e se surpreenderam com a qualidade dos produtos. “Amo cerveja e fiquei impressionado em saber que estas amostras são de várias partes do Brasil, com características locais. Quero conferir quando sair o resultado e vamos ver quem estava certo na avaliação”, brincou o americano.
“Foi realmente uma delícia de experiência. Diferentes sabores que utilizam frutas e café e que vamos identificando no processo”, complementou Patrícia.
Para a assessora técnica da CNA e organizadora do concurso, Fernanda Regina Silva, a avaliação popular realmente é um grande diferencial do prêmio, que é voltado para pequenos e médios produtores de cerveja, com produção anual de até 5 milhões de litros de cerveja.
“O objetivo do concurso é valorizar os pequenos e médios produtores do setor cervejeiro nacional, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor ao produto. Quando levamos o produto para um júri popular estamos divulgando para os consumidores os produtos artesanais e tradicionais e ampliando o mercado da marca”, explicou Fernanda.
Para a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, o concurso é uma forma de fomentar não somente a produção cervejeira nacional, mas também as matérias-primas relativas à sua fabricação, como lúpulo, cevada, trigo, frutas, dentre outros.
O gerente de Relações Governamentais do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Bruno Thomé, participou da ação da CNA e falou sobre o mercado cervejeiro do país. “São eventos como esse que vem brindar toda essa cadeia que vem produzindo e criando diferentes tipos de rótulos, novas empresas estão sendo geradas. A cerveja hoje compõe 2% do PIB no país e tem 2,5 milhões de empregos diretos e indiretos”, disse.
Próxima etapa – Após a votação popular, as cinco cervejas de cada categoria vão passar pela análise da história do produto. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia que será realizada na sede da CNA, em Brasília, em novembro. Os primeiros colocados vão receber prêmios em dinheiro, certificados e selos.
A iniciativa faz parte do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural para auxiliar na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.
O concurso é realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com o Sebrae, Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) e Papo de Sommelière.
Confira o vídeo no YouTube do Sistema CNA/Senar e veja como foi realizado o Júri Popular da Cerveja