Brasília (02/07/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu, na terça (1º), a visita de uma comitiva da Academia de Liderança da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
O grupo, formado por mais de 40 produtores rurais, está em Brasília para uma série de compromissos governamentais para conhecer a estrutura política do país e a atuação das entidades representativas do setor agropecuário.
Durante o encontro, os participantes conheceram a estrutura e a atuação do Sistema CNA/Senar na defesa dos interesses do setor. O diretor técnico adjunto, Maciel Silva, apresentou os principais projetos da Diretoria Técnica e ações da Assessoria de Relações Institucionais e da Diretoria Jurídica.
Em sua fala, Maciel destacou que Brasília demanda um esforço grande do setor e que existem situações que surgem ao acaso diariamente e exigem uma organização estruturada. “Como líderes do agro precisamos estar preparados tecnicamente para lidar com situações que impactam a vida dos produtores”.
Em seguida, o consultor de Política Agrícola da CNA, José Ângelo Mazzillo, falou sobre crédito, seguro rural e o Plano Safra. Ele apresentou dados sobre o crédito privado do agronegócio, mercado de capitais e as possíveis soluções para aumentar os recursos para o seguro rural (PSR).
Para ele, um mercado de crédito eficiente, que atenda às necessidades de ambas as partes, precisa ser acessível, transparente, seguro, previsível e ter competitividade.

Já a diretora de Relações Internacionais, Sueme Mori, afirmou que uma das missões da CNA é ampliar e diversificar a pauta exportadora brasileira. Ela também informou aos líderes sobre a atuação internacional da Confederação, por meio dos escritórios em Dubai, Xangai e Singapura e em breve em Bruxelas.
Além disso, Sueme apresentou dados sobre a balança comercial do agro, os principais destinos das exportações agropecuárias e os impactos da Legislação Antidesmatamento da União Europeia (EUDR) e do acordo Mercosul-UE no setor.
Ainda durante a visita da Academia de Liderança, a Coordenação de Sustentabilidade da CNA abordou a nova lei geral do Licenciamento Ambiental; embargos de áreas rurais; irrigação e recursos hídricos; o posicionamento do agro na COP 30; o marco temporal de terras indígenas; o fluxograma da regularização ambiental e o programa RetifiCAR.
As assessoras técnicas da CNA Jordana Girardello, Marcela Pitombo, Amanda Roza e Jaine Cubas falaram sobre os temas.
Por fim, a assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura, Elisangela Pereira Lopes, palestrou sobre o escoamento da safra de soja e milho; a movimentação nos portos do Sul e Sudeste do Arco Norte; custos com frete; armazenagem de grãos e capacidade estática.
Elisangela falou ainda dos estudos da CNA sobre armazenagem agrícola no país, estradas vicinais e ferrovias. Ela citou também as ações da entidade para garantir o escoamento da safra brasileira sem intercorrências.
Clique aqui e veja as fotos do encontro.