No Paraná, CNA reúne Comissão Nacional de Pecuária de Leite na Agroleite 2025

Agenda discutiu mercado do leite, antidumping e lançamento do Centro de Excelência em Bovinocultura de Leite

Por CNA 6 de agosto 2025
Compartilhe:
Whats App Image 2025 08 06 at 13 15 10

Brasília (06/08/2025) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu a reunião da Comissão Nacional de Pecuária de Leite, na quarta (6), durante a Agroleite 2025, em Castro (PR), uma das maiores feiras do setor.

Na abertura, o presidente da Comissão, Ronei Volpi, destacou a importância de promover a reunião em meio à feira, que reúne produtores, empresas e especialistas da cadeia láctea.

Em seguida, o consultor Valter Galan, do portal Milkpoint, apresentou as perspectivas para o mercado de leite no segundo semestre, apontando indicadores econômicos que estimulam o consumo pelas famílias. Apesar disso, ele alertou para o aumento do endividamento da população, que vem crescendo nos últimos anos.

Galan também destacou que a relação de troca mais favorável com a alimentação concentrada (ração) para o gado vem incentivando a produção, com expectativa de crescimento de 3% a 4% na captação nacional de leite. Entretanto, ele argumentou que as importações continuam elevadas, com 802 milhões de litros internalizados no primeiro semestre, recorde para o período, o que pode pressionar os preços e comprometer as margens dos pecuaristas.

A Comissão também tratou da atualização da petição antidumping contra o leite em pó importado do Mercosul, que está em investigação técnica pelo Departamento de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O assessor da comissão, Guilherme Dias, explicou que a CNA tem atuado junto aos ministérios da Indústria, Comércio e Serviços e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para agilizar o processo e garantir a aplicação de direitos antidumping. O parecer preliminar deve ser publicado em agosto.

Centro de Excelência- Durante o encontro, o grupo participou do lançamento da pedra fundamental do Centro de Excelência em Bovinocultura de Leite do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), fruto da parceria entre o Sistema CNA/Senar e o Sistema FAEP/Senar-PR. O espaço será referência na formação de profissionais e soma-se a outros centros já implantados em diferentes regiões do país.

Fotos: Ascom Faep Fotos: Ascom Faep

O presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, afirmou que a instalação do Centro de Excelência em Leite no Paraná é fruto de uma união de esforços.

“É a consolidação de uma conquista que foi possível graças a uma união de propósitos em torno dessa cadeia produtiva, que está em 399 municípios, gerando emprego, renda e riqueza. Foi a partir dessa união de todos que pudemos chegar nesse dia tão importante”, disse.

 O diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Sanches, lembrou que o projeto de instalar centros de excelência voltados a cadeias produtivas específicas foi criado em 2013. Hoje já existem três unidades em operação, destinadas à fruticultura (BA), bovinocultura de corte (MS) e cafeicultura (MG). Além disso, outros três estão em processo de instalação.

Ágide Meneguette e André Sanches. Ágide Meneguette e André Sanches.

é uma satisfação muito grande começar essas instalações, que serão focadas na formação de obra qualificada, contemplando todos os produtores”, apontou Sanches. “Nós vamos produzir conhecimento e tecnologia para atender qualquer produtor de leite do Brasil”, ressaltou.

 À tarde, os membros da comissão visitaram a Agroleite, conheceram estandes e acompanharam eventos de difusão de tecnologias promovidos pelas empresas participantes.

 *Com informações da Ascom/Faep-Senar/PR

Áreas de atuação relacionadas