CNA se reúne com diretores da FAO em Roma

Agenda faz parte da missão da confederação à Europa
Brasília (27/01/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e parlamentares se reuniram, na segunda (27), com a embaixadora da Delegação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), Carla Barroso, e diretores da entidade, em Roma, na Itália.
A agenda faz parte da missão da CNA à Europa, com o objetivo de defender os interesses do produtor rural e mostrar a produção sustentável da agropecuária brasileira. A programação segue até sexta (31) e inclui reuniões e compromissos em Bruxelas e Paris.
Integram a comitiva o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA e presidente do Sistema Farsul (RS), Gedeão Pereira; o presidente da Famasul (MS) e membro titular do Conselho Deliberativo da ApexBrasil, Marcelo Bertoni; os diretores Sueme Mori (Relações Internacionais) e Bruno Lucchi (Área Técnica); e os integrantes da FPA, o presidente Pedro Lupion e a senadora Tereza Cristina.

Durante reunião com a equipe da Diretoria da Divisão de Estatísticas da FAO, foi discutido como a organização trabalha a coleta, validação e disseminação de métricas e indicadores sobre fertilizantes e defensivos, uso do solo e produção agrícola e pecuária.
A diretora de Relações Internacionais da CNA, Sueme Mori, afirmou que um dos objetivos do encontro foi entender de que forma o Brasil pode melhorar o engajamento com a FAO em relação aos indicadores e métricas que reflitam a realidade do agro brasileiro, levando em consideração o clima tropical do país.
A delegação da CNA também se reuniu com o vice-diretor geral da FAO, Godfrey Magwenzi, e outros diretores de áreas de pecuária, clima, biodiversidade, entre outros. Na ocasião, foram tratadas a atuação da FAO na COP 30 e a inserção do setor agropecuário nas discussões sobre o clima.

Segundo a FAO, nas discussões climáticas internacionais, o setor, geralmente, está ausente ou é visto de forma negativa e que é necessário mostrar como o agro pode ser mais representativo, usando uma narrativa baseada na ciência, e como os sistemas agroalimentares são parte da solução.
Ainda na segunda (27), a comitiva participou de um encontro com embaixadoras da África do Sul, Guatemala e França e o representante diplomático do Reino Unido.

A FAO é uma agência especializada das Nações Unidas que lidera os esforços internacionais para erradicar a fome e a pobreza no mundo. A organização é referência mundial em dados estatísticos sobre agricultura, segurança alimentar e impacto ambiental dos sistemas agroalimentares.