Logo CNA

CNA se reúne com instituições de produtores australianos
Rastreabilidade australia

Entidade participa de missão técnica para conhecer sistema de rastreabilidade individual do país

3 de julho 2024
Por CNA

Brasília (03/07/2024) – Durante a programação da missão técnica do governo brasileiro à Austrália, na quarta (3), a CNA se reuniu com a Secretaria de Agricultura de Victoria e a Federação de Fazendeiros, em Melbourne.

A missão é composta por instituições do Grupo de Trabalho (GT) de Rastreabilidade do Ministério da Agricultura (Mapa) e discute a rastreabilidade individual de bovinos com o governo e empresários australianos.

Na quarta, o grupo se reuniu com os responsáveis pelo sistema australiano de rastreabilidade individual, o NLIS (National Livestock Identification System).

Segundo o assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro, para o setor pecuário, a rastreabilidade individual cria a possibilidade de as indústrias identificarem os produtos dos fazendeiros para atender os mercados específicos e, com isso, há agregação de valor para o produtor local.

"E o acesso ao sistema é limitado aos agentes envolvidos (produtor, leilões, indústria, governo, polícia etc.), sendo que as informações disponíveis são limitadas conforme a categoria. Somente o governo de Victoria tem acesso a todos os dados do sistema," afirmou.

Imagem

Na visita à Federação dos Produtores de Victoria, os integrantes da missão se reuniram com a presidente, Emma Germano, e discutiram as responsabilidades da instituição em relação ao sistema de rastreabilidade individual.

"A presidente da federação foi categórica em dizer que não voltaria atrás na rastreabilidade individual, porque hoje os benefícios para os produtores e para o setor de um modo geral superam os desafios e custos”, ressaltou Ribeiro.

A missão continua na quinta (4), em Brisbane, com reuniões no Meat and Livestock Australia (MLA), que é responsável pelos padrões de produção da carne bovina no país e classificação de carcaças, papel similar ao USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), e no Departamento de Agricultura e Pesca de Queensland.

Matérias Relacionadas