Brasília (23/07/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a prioridade no registro de produtos para o controle de plantas daninhas que afetam a palma forrageira.
O vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa/PB), Mário Borba, e o coordenador técnico do Instituto CNA, Joaci Medeiros, entregaram um ofício à ministra Tereza Cristina na quarta (21).
“A inexistência de herbicidas registrados para a planta reforça a necessidade da inclusão de novos produtos na lista de prioridades fitossanitárias do ministério”, afirma a CNA no ofício.
A CNA também entregou à ministra um parecer técnico onde apresenta os usos, benefícios e a importância da palma para o desenvolvimento da região Nordeste.

Segundo a Confederação, a cultura é sensível ao ataque de pragas e tem preocupado os produtores principalmente em relação ao controle da Cochonilha do Carmim e a Cochonilha de Escama, que causam danos capazes de comprometer parcialmente ou totalmente a cultura.
“Em períodos de fortes estiagens como ocorre no Nordeste do País, a palma forrageira se consolida como uma das melhores opções para a alimentação animal”, destaca.
Tereza Cristina afirmou que entende a importância da forrageira para a região e irá solicitar à área técnica do Mapa prioridade no registro.
Entre as plantas daninhas que afetam a palma, estão o Capim-carrapicho (Cenchrus echinatus), Carrapicho-de-carneiro (Acanthospermum hispidum), Capim-pé-de-galinha (Eleusine indica) Corda-de-viola (Ipomoea grandifolia), Fedegoso-branco (Senna obtusifolia), Guanxuma (Sida rhombifolia) e Trapoeraba (Commelina benghalensis).
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte