Começa a Etapa de Encontros Nacionais da 6ª Edição do Programa CNA Jovem
Abertura aconteceu na sexta (24), em Brasília (DF), e programação vai até domingo (26)
Brasília (25/10/2025) - O Sistema CNA/Senar iniciou, na noite de sexta (24), em Brasília (DF), o 1º Encontro da Etapa Nacional da 6ª edição do CNA Jovem, programa de desenvolvimento de lideranças pra agro.
Esta etapa tem 63 participantes de 26 estados e do Distrito Federal, classificados nas etapas estaduais, que neste final de semana participam de uma imersão com palestras, oficinas, dinâmicas e atividades práticas sobre liderança, desafios e iniciativas para solucionar problemas da agropecuária brasileira.
A abertura do evento contou com a presença do diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Daniel Carrara, que destacou a relevância do programa, que completa 10 anos de existência formando lideranças no meio rural.
“O resultado desses 10 anos são mais de 10 mil jovens que hoje fazem parte dessa rede. Temos prefeitos, presidentes de sindicato e de federação, além de deputados que começaram sua trajetória no CNA Jovem”, afirmou Carrara.
Ele também falou sobre o novo formato do programa, que nesta edição tem foco na formação de líderes voltados para o fortalecimento do Sistema CNA/Senar e do produtor rural.
“Decidimos direcionar esta edição para a formação de líderes capazes de, prioritariamente, atuar pelo nosso sistema, apoiando o produtor rural”, completou.
O diretor-geral também explicou todo o processo seletivo, que começou em fevereiro com mais de 3.700 candidatos. Ao longo do ano, os participantes passaram por outras etapas nos estados, avaliados pelas federações de agricultura e pecuária, até a escolha dos 63 futuros líderes.
“Este é o primeiro dos três encontros que acontecem até dezembro, em que vamos terminar de lapidar esses jovens que foram formados durante todo o ano, em uma metodologia renovada, para assumir cargos de liderança ajudando o produtor e o sistema a resolver os problemas do agro”, ressaltou.
O diretor-técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucchi, também participou da abertura e falou sobre a importância de se ter lideranças no agro.
“A CNA tem um grande líder, o nosso presidente João Martins. Poucos têm a coragem que ele tem de dizer o que precisa ser dito, na hora certa. Ser líder não é apenas falar o que o público quer ouvir, mas sim o que precisa ser dito — e essa é a diferença de um grande líder”, destacou.
Segundo a diretora de Educação Profissional do Senar, Fabíola Coimbra, a sexta edição do CNA Jovem traz diversas novidades com a reformulação do programa.
“Conseguimos avaliar as competências socioemocionais dos participantes, identificar seus perfis e verificar o quanto eles se alinham ao perfil do setor e da nossa instituição. Também foi possível compreender melhor como esses jovens se comportam e se desenvolvem”, destacou.
Para Larissa Felizardo, do Rio de Janeiro, o CNA Jovem foi uma experiência transformadora.
“O programa me deu uma nova visão sobre liderança no agro. Pude fazer a diferença no meu município e também no meu estado. Ser selecionada para a etapa nacional é muito gratificante, porque mostra que todo o nosso esforço valeu a pena.”
O baiano Joanderson Aleixo acredita que o CNA Jovem vai além da formação técnica — é uma jornada de transformação pessoal e profissional.
“Me sinto honrado por ter participado dessa experiência, por ter me descoberto dentro do setor agropecuário e percebido que ele é essencial — alimenta o Brasil, o mundo e toda a nossa região. Precisamos valorizar isso.”
A abertura contou ainda com a palestra do escritor Gabriel Carneiro, intitulada “Te vejo no topo”, que inspirou os jovens participantes a desenvolverem uma visão de futuro e propósito na liderança rural.
À tarde, os 63 participantes fizeram uma visita ao Congresso Nacional, onde conheceram a estrutura e a atuação do Poder Legislativo.
Programação - No sábado (25), a programação teve com o painel sobre as ações do Sistema CNA/Senar/ICNA em defesa do produtor rural, com a participação do diretor técnico adjunto da CNA, Maciel Silva, da diretora de Educação Profissional do Senar, Fabíola Coimbra, e do diretor executivo adjunto do Instituto CNA, Matheus Ferreira.
Em seguida, o segundo painel abordou a atuação institucional na representação do agro, com a participação da chefe da Assessoria de Relações Institucionais da CNA, Mírian Vaz, e do diretor-geral do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Geraldo Melo Filho.
A programação também incluiu atividades que permitam a interação dos jovens com especialistas do agro da CNA e a conexão entre os próprios participantes de modo a permitir que eles conheçam um pouco mais dos desafios e oportunidades do agro de regiões diferente das suas.
A palestra “Construindo Times de Sucesso” reforçou que liderança não é uma jornada individual, mas um processo que requer a conquista de apoiadores e seguidores para alcançar resultados expressivos para suas iniciativas.
No domingo (26), os participantes iniciam o dia com a Maratona CNA Jovem, que faz uma alusão à jornada de liderança.
Na sequência, eles participam da oficina “Como prevenir, negociar e resolver conflitos”, encerrando o encontro, que teve como foco a promover o engajamento dos jovens na representação do setor agropecuário, ampliando a compreensão do papel institucional do Sistema CNA/Senar/ICNA na defesa do produtor rural.