Comissão de Bovinocultura de Corte realiza reunião para tratar de estratégias do setor
Encontro foi realizado de forma híbrida na terça (19)
Brasília (20/03/2024) – A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu, na terça (19), para tratar, entre outros pontos, do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas, de ações para 2024 e agendas futuras.
A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão, Francisco Olavo Pugliesi de Castro, com apoio do assessor técnico da CNA, Rafael Ribeiro. Na abertura, Castro destacou a importância da reunião para debater as ações e estratégias do setor.
A pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Patrícia Menezes Santos, apresentou estudos da estatal sobre estratégias para recuperação de áreas degradadas. Ela também explicou que o governo trabalha na consolidação do Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD).
A CNA participa do Grupo Técnico de Tecnologia e Conhecimento do Comitê Interministerial do PNCPD.
O assessor técnico da CNA, falou sobre as estratégias do Plano de Ação da Comissão. “A rastreabilidade individual de bovinos e bubalinos será o grande tema para o ano, mas também temos outras pautas importantes como a remuneração ao produtor pelo couro bovino e a retirada da vacina contra febre aftosa”, destacou Rafael.
O presidente da Comissão, fez um relato sobre sua participação, representando a CNA, no Fórum (CICB) de Sustentabilidade, realizado em 13 de março, na cidade de Novo Hamburgo (RS).
Ele explicou que, devido às exigências internacionais, a rastreabilidade de bovinos desde a origem também é necessária no mercado de couro e que já existe uma conscientização entre os produtores rurais sobre a importância da rastreabilidade para o acesso a novos mercados, mas que isso se tornará uma realidade palpável, se o produtor enxergar um ganho financeiro, tanto na cadeia do couro quando na cadeia da carne.