Paraná
Comissão Técnica de Avicultura do Sistema FAEP debate sanidade e Cadecs
Integrantes do fórum fizeram rodada de debates sobre como está o diálogo com empresas integradoras e questões sanitárias
Por: Comunicação Sistema FAEP
Fonte: Comunicação Sistema FAEP
A importância do fortalecimento das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação (Cadecs) e os cuidados necessários com a sanidade nas granjas entraram em pauta nesta sexta-feira (22), em reunião da Comissão Técnica (CT) de Avicultura do Sistema FAEP . O encontro reuniu, de forma remota, lideranças rurais das principais regiões produtoras de proteína de aves, com a participação de técnicos do Sistema FAEP.
O presidente da Comissão Técnica de Avicultura e presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Diener Santana, enfatizou o quanto a união e a organização são cruciais para conquistar avanços à atividade. “Enquanto cada avicultor for tratar da situação dele de forma isolada, sem ter uma unidade e volume nas pautas a serem levadas à agroindústria, o produtor infelizmente vai estar em uma situação complicada. Precisamos nos organizar e ir com argumentos embasados para a mesa de negociação”, enfatizou.
Durante o encontro, Santana compartilhou como estão os debates a nível nacional sobre a formação e manutenção de Cadecs. O líder rural esteve, junto com representantes do Sistema FAEP, no Encontro Nacional das Cadecs de Aves e Suínos, nos dias 12 e 13 de novembro, em Brasília.
Sanidade
A reunião da CT de Avicultura do Sistema FAEP contou ainda com uma palestra de Pauline Sperka de Souza, chefe da divisão de sanidade avícola da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). A especialista falou sobre laringotraqueíte infecciosa, chamando a atenção dos produtores para temas relacionados à sanidade. Entre os tópicos abordados estiveram o trabalho para a manutenção do Paraná como área livre de gripe aviária, a importância da notificação de problemas nas granjas às autoridades sanitárias e o papel da transparência por parte de todos os elos da cadeia produtiva quando o assunto é suspeita de problemas sanitários.