Minas Gerais
Conquista histórica do agro mineiro

Inauguração da primeira base do Cemig Agro é fruto da mobilização do setor por melhorias no fornecimento de energia
Por: Ascom Sistema Faemg
Fonte: Sistema Faemg
A instalação de 76 bases descentralizadas do Programa Cemig Agro, inaugurada em Santa Juliana, no Alto Paranaíba, é uma conquista direta do Sistema Faemg Senar e dos produtores rurais mineiros, que pleitearam junto à Cemig a criação do programa. A iniciativa, que promete garantir o atendimento e o fornecimento de energia no campo, é fruto de uma atuação incisiva do Sistema Faemg Senar junto ao governo estadual, resultando em um conjunto de ações que incluem um canal de atendimento exclusivo, inspeção de redes rurais e um plano de expansão do sistema elétrico.
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, celebrou a inauguração das bases como uma vitória para o produtor rural. “Com mais eletricistas atuando na zona rural, reduziremos o tempo de atendimento e as interrupções no fornecimento de energia. Essa demanda foi levada ao governo pela Faemg, por meio da Secretaria de Agricultura, e a Cemig respondeu com empenho. É a prova de que a união entre o setor produtivo e um governo comprometido traz benefícios para todos os mineiros”, afirmou.
Presente na solenidade, o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, reforçou a importância da conquista. “A Faemg intermediou essa demanda dos produtores junto ao governo e à Cemig. Primeiro, conseguimos o canal 0800 e, agora, as bases descentralizadas. Isso mostra a força da nossa mobilização”, destacou.
O governador Romeu Zema, que participou da inauguração, ressaltou a parceria com o setor agropecuário. “Quem trabalha no campo precisa de energia de qualidade e em quantidade. Em 70 anos, a Cemig construiu 400 subestações, e nesta gestão entregaremos 230”, disse.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-governador Professor Matheus, o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, o vice-presidente de Distribuição da Cemig, Marney Antunes, o deputado federal Zé Victor, os deputados estaduais Lud Falcão, Raul Belém, Bosco, João Júnior e Maria Clara Marra, o prefeito de Santa Juliana, Juliano Geraldo da Cunha, entre outras autoridades da região.
Cemig Agro nasceu na Faemg'
Em reunião realizada na sede do Sistema Faemg Senar, o vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes apresentou um panorama das ações desenvolvidas no âmbito do Cemig Agro para os vice-presidentes do Sistema. O executivo fez questão de ressaltar o protagonismo da atual diretoria no processo de criação do programa da concessionária.
“E eu vim aqui hoje para falar para os presidentes de sindicatos e vice-presidentes que o Cemig Agro é um projeto que nasceu na Faemg, primeiramente como um 0800, que agora vai se encorpando. E eu vim contar a eles, a importância que a Faemg tem ao garantir os avanços que estamos dando cada vez mais a esse projeto. Ele nasceu de um pedido feito pela atual diretoria, capitaneada pelo Antônio de Salvo, ao governador Romeu Zema, que prontamente o atendeu.
Histórico
O Cemig Agro foi lançado em junho de 2024, com a criação de um canal direto de relacionamento com produtores rurais e associações via telefone: 0800 721 6600. Desde então, de acordo com a concessionária, foram feitos mais de 45 mil atendimentos.
Em 2024, foram investidos R$ 2,3 bilhões em melhorias voltadas para o Agro e, até 2027, serão cerca de R$ 11 bilhões. O programa contempla uma estratégia de quatro anos (2024 – 2028).
O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, afirmou, durante a reunião, que ainda há muito a ser feito, mas o governo estadual está promovendo uma série de investimento que, nos médio e longo prazos, impactam positivamente o agronegócio. "Eu tenho certeza de que esse ciclo de investimentos que a Cemig está promovendo vai mudar a cara da energia elétrica em Minas Gerais, e com isso, dará o fôlego que a gente precisa para crescer", apontou.
O vice-presidente executivo da Cemig, Marcos Montes, salientou o papel da companhia para contribuir com o agro. Com o Cemig Agro criado, hoje nós estamos dando musculatura a ele, para que a gente possa realmente atender o pequeno produtor, mas também a agroindústria, o médio produtor, o grande produtor e g, como sempre, será a minha grande parceira.
Novas equipes
As novas bases, compostas por equipes de três eletricistas, veículos 4x4 e equipamentos completos, prometem agilizar o atendimento a ocorrências emergenciais, reduzindo o tempo de deslocamento e interrupções no fornecimento de energia. Em Santa Juliana, por exemplo, a expectativa é uma economia de até 2 horas no tempo de resposta, com equipes que antes precisavam vir de Araxá ou Uberlândia.
Em funcionamento
Dados da concessionária mostram que o Cemig Agro já realizou mais de 45 mil atendimentos pelo canal 0800 721 6600 desde junho de 2024, além de inspecionar 140 mil km de linhas e instalar 2.700 religadores automáticos, que restabelecem a energia de forma remota.
A presidente do Sindicato Rural de Santa Juliana, Caroline Livorato, comemorou a instalação da primeira base no município. “Estamos honrados em receber essa conquista e esperamos que nossas demandas sejam atendidas com a eficiência que o campo merece”, afirmou.
Com 63 das 76 bases em fase final de implementação, o Cemig Agro representa um marco na história do setor rural mineiro, consolidando-se como uma resposta direta às reivindicações do Sistema Faemg Senar e dos produtores rurais por um campo mais conectado e produtivo.