Mato Grosso
Crescimento profissional: Senar-MT capacita profissionais para se tornarem classificadores de grãos de soja e milho
Curso já capacitou 1.055 pessoas apenas este ano
Por: Ana Frutuoso
Fonte: Ascom Senar-MT
A classificação de grãos nas propriedades rurais e empresas é fundamental, pois, além de garantir a qualidade do produto, assegura que estão livres de pragas e permite que sejam armazenados de maneira adequada. Dessa forma, o Senar-MT oferece o curso de Classificação de Grãos de Soja e Milho para todo o estado e já capacitou 1.055 pessoas apenas este ano, contribuindo para o crescimento do setor com mão de obra qualificada.
Entre os dias 03 e 05 de outubro, 10 alunos de Campo Novo do Parecis realizaram o curso na unidade da Amaggi, na Fazenda Itamarati Norte.
Maria da Conceição de Lima Araújo, 34 anos, já trabalha na área e aproveitou a oportunidade para ter mais conhecimento nos padrões oficiais aprovados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa.
“É a primeira vez que faço um curso que abrange legislações, normas e a parte prática. Este curso está me ajudando a aperfeiçoar os conhecimentos, trazendo-me mais confiança para que eu possa executar melhor o meu trabalho”, relata Maria.
Já Eudes Antunes Vieira, 43 anos, trabalha com depósito de embalagens de defensivos agrícolas e decidiu conhecer mais sobre a área, fazendo o curso para que surjam novas chances profissionais. Ele conta que ficou surpreso com o novo a metodologia do curso. “Não imaginei que existissem tantas regras e normas para classificar o grão, mas estou gostando do curso. Não trabalhava na área, mas pretendo ingressar a partir de agora”, disse Eudes.
Segundo o engenheiro agrícola e instrutor credenciado pelo Senar-MT, Carlos Augusto Teixeira Paim, ao finalizar o treinamento, os alunos têm muitas possibilidades no mercado de trabalho, podendo atuar como classificadores em fazendas, armazéns e também em empresas de classificação.
Instrutor há 10 anos, Carlos conta que, durante esse período, notou uma mudança na procura pelo curso. “Hoje vemos que encarregados, gerentes, produtores ou membros da família do produtor também querem entender sobre a classificação e saber o porquê das coisas: o porquê de um desconto, até que ponto está certo, onde não está mais certo e o que poderiam ter feito para diminuir o prejuízo”, conta Carlos.
Durante o treinamento, o aluno aprende a classificar os grãos de soja e milho, bem como a realizar as operações necessárias para a finalização do processo, desde a inspeção visual da carga até o preenchimento do laudo de classificação.
O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Bruno Giacomet Gonçalves, ressalta que a realização dos cursos em parceria com o Senar é importante o crescimento econômico e profissional da região. “Nos preocupamos com o social e levamos desenvolvimento para a comunidade da Itamarati Norte, essa comunidade que é tão importante para o nosso município. O curso está sendo realizado em uma empresa que gera muitos empregos e movimenta muitos cursos como esse”, disse Bruno.
Para participar, os interessados devem acessar a Agenda de Cursos e entrar em contato com o Sindicato Rural mais próximo, CLICANDO AQUI .