Tocantins
Curso de doces ensina fabricação e aproveitamento total de frutos

Casca de laranja, geleia de manga com maracujá e doces de banana são alguns dos produtos fabricados
Por: ASCOM SISTEMA FAET/SENAR
Cristalizados de casca de laranja, geleia de manga com maracujá e doces de banana foram alguns dos produtos produzidos no curso realizado pelo Sistema FAET/Senar, no munícipio de Porto Alegre. Mais do que capacitação, a iniciativa também atendeu uma demanda específica da região: o aproveitamento total das frutas que são produzidas no projeto de Fruticultura Manuel Alves.
A aluna Denícia da Silva foi uma das responsáveis por reunir a turma para o treinamento. Ela, que já trabalha na construção de uma loja de doces na região do projeto, pontuou que muitos alimentos são descartados por não estarem no padrão de exportação. “Agora temos a consciência de que se tem um excedente de frutos que não foi vendido, temos a opção de poder fazer doces e compotas, aproveitando tudo da fruta, inclusive, as cascas, e obter uma renda extra”, disse.
Além do aproveitamento dos alimentos, o curso também explicou sobre o valor nutricional dos alimentos, equipamentos, pesagem, preparo e dicas de comercialização. “É muito bom ver os resultados dos cursos gerando novas oportunidades e cativando novos profissionais”, disse a instrutora do Senar, Carla Conte. Ela também destacou que todos os doces foram fabricados no fogão a lenha, uma adaptação para a realidade de algumas agricultoras da região.
O treinamento foi realizado em parceria com o Sindicato Rural de Almas.