Logo CNA

Minas Gerais

Curso de Drone do SENAR MINAS auxilia produtores de Três Pontas

20 de novembro 2019

Por: SENAR MINAS

O drone é um equipamento que tem gerado informações valiosas para os produtores rurais por meio do mapeamento agrícola. Em Três Pontas, uma turma de alunos do curso de Drone do Sistema Faemg / Senar Minas, aprendeu com o instrutor Marco Alziro Carvalho técnicas de pilotagem, especificações do drone, normas de legislação e softwares, entre outros métodos de utilização do equipamento. O treinamento foi realizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Três Pontas.

Durante as aulas, a turma, com o apoio de um dos alunos que trabalha com geoprocessamento, desenvolveu um projeto para a fazenda de café da aluna e produtora Tainane Miranda Tudo. Com a ajuda do equipamento, eles fizeram um levantamento da área plantada, geraram as imagens do relevo, curva de nível, para que a cafeicultora possa implantar de forma precisa em sua propriedade a colheita mecanizada. “A minha perspectiva era conhecer o drone e as funções, a parte agrícola e também as outras áreas. Com certeza o curso atendeu o que eu imaginava e pretendo. Gostei muito”, diz Tainane (foto) .

O grupo teve aulas práticas e teóricas. “Trabalho com geoprocessamento. Fiquei interessado no curso porque traz conteúdo novo na área e o setor tem muitas possibilidades para o produtor, quem tiver oportunidade não pode perder. Com certeza irá melhorar a sua atividade agrícola em vários sentidos”, conta o aluno Lennon Mazzei de Oliveira.

O drone é parte da agricultura de precisão que tem inovado cada vez mais o setor. O trabalho já reflete no campo e o produtor tem buscado conhecimento na área. “Creio que todos aprenderam muito no treinamento. Deu para ter uma boa noção do equipamento, o que ele faz e a tecnologia que traz, principalmente para a agricultura de café”, comenta o aluno e produtor Bruno Jose Pereira Mendonça Benassi.

Matérias Relacionadas