São Paulo
Curso de Viola resgata tradição e garante renda extra
Senar-SP leva capacitação técnica e pedagógica a novos instrutores do Programa Viola Caipira no interior paulista, reforçando a história e importância cultural do instrumento
Por: Comunicação do Sistema Faesp/Senar-SP
Fonte: Sistema Faesp/Senar-SP
A viola caipira, um instrumento de cordas característico da música sertaneja brasileira, possui um papel cultural significativo no estado de São Paulo. Sua importância se manifesta não apenas pela música que produz, mas também pela conexão com as tradições e histórias do interior paulista. A viola é muitas vezes associada às festas juninas, aos encontros de folias de reis e às rodas de modas de viola, eventos que fortalecem a identidade cultural e promovem a coesão social nas comunidades locais.
O resgate dessas tradições está mais forte com o Programa Viola Caipira promovido pelo Senar-SP, que este ano teve a demanda de 68 Sindicatos Rurais e da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (Fetaesp). Para a pedagoga e técnica da área de Promoção Social do Senar-SP, Celeide Martim, a procura tem sido maior a cada ano. Além do prazer de aprender a tocar para amigos e família, a formação de orquestras de violas em algumas localidades permite uma renda extra aos participantes que já concluíram o Programa e aos que estão participando das aulas.
Formação de novos instrutores
A capacitação dos novos profissionais que vão atuar como instrutores no Programa Viola Caipira realizado em maio contemplou o total de 19 horas, no modelo híbrido, sendo três horas de aula online e 16 horas presenciais, com o professor Marcelo Stefani Neto, há 16 anos no Senar-SP. Ele é produtor rural, formado em Música, e lamenta não existirem outros cursos como o que ele ministra para estimular jovens e adultos na área musical, no resgate das tradições.
“Cada curso é uma nova descoberta, novos talentos, mostrando o respeito que se deve ter com a nossa cultura caipira e, principalmente, com a viola. Esse resgate é cada vez mais importante para manter esse instrumento vivo para a nova geração”, frisou Neto.
A viola insere os músicos em festivais de música sertaneja, como a Festa de Peão de Barretos, atraem milhares de turistas e entusiastas da cultura caipira para o estado, gerando emprego e renda. Dessa forma, a viola caipira transcende seu papel como instrumento musical, tornando-se um elemento vital da cultura, economia e identidade de São Paulo.
Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP