Tocantins
Notícias
Curso do Senar ensina práticas modernas no manejo alimentar

SENAR realiza curso de Manejo Alimentar na Bovinocultura de Corte
Uma grande parte das despesas na atividade do gado de corte é a alimentação. Para apoiar o produtor e trabalhador rural nessa área, o curso “Manejo Alimentar na Bovinocultura de Corte”, realizado pelo Sistema FAET/Senar, oferece ferramentas de manejo que buscam maior eficiência da produção com qualidade e lucratividade.
No munícipio de Guaraí, uma nova turma foi capacitada no curso. As aulas práticas aconteceram nas Fazendas Meneghetti e Três Corações, que são modelos em confinamento na região. Para a instrutora do sistema, Luciana Araújo, o treinamento ensinou técnicas modernas de avaliação de alimentos e manejo da alimentação do gado. “Procuramos abordar como isso pode influenciar na saúde, reprodução e produção de bovinos de corte”, afirmou.
O produtor rural Wilson Aguiar contou que “está saindo do curso mais preparado em questão da formulação e trato com os animais”. Além de produtores, estudantes de zootecnia também participarem da ação. Segundo a aluna Geovana Borges, “parece simples mais a forma de colocar os coxos, a altura, a quantidade de alimentos, como colocar e até mesmo os horários refletem no bem estar e trato dos animais”.
O aluno Athos Vitelli também ficou satisfeito. “No confinamento nós conseguimos ver como é o trabalho, a importância de balancear as dietas, como evitar prejuízos e também qual é nossa função dentro de uma propriedade, já que tenho interesse em trabalhar nessa área”, afirmou.
A ação do Senar foi realizada em parceria com o Sindicato Rural de Guaraí. Os interessados em realizar esse ou outros cursos do sistema devem procurar o sindicato rural mais próximo ou ficar atentos na agenda mensal que está disponível no site com todas as informações: www.sistemafaetsenar-org.br